“Janeiro Roxo” incentiva diagnóstico precoce da Hanseníase

Até o dia 31 de janeiro, diversos prédios públicos e privados devem receber iluminação na cor roxa, em todo o País.

A campanha “Janeiro Roxo” – que tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce para o tratamento da Hanseníase – ganha vários adeptos em todo o Brasil.
A Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), junto com as vinte concessionárias que estão sob gestão da agência; promove, entre os dias 15 e 31 de janeiro, ações de apoio à campanha “Janeiro Roxo”.
A temática da campanha deste ano é: “Todos contra a hanseníase” – e acontece em parceria com a Sociedade Brasileira de Hansenologia.
O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial da doença, ficando atrás apenas da Índia. Por ano, são notificados em média cerca de 30 mil novos casos em nosso país.
Em adesão à campanha, as concessionárias exibirão mensagens nos 414 Painéis Eletrônicos de Mensagens Variáveis (PMVs) instalados nas rodovias paulistas sob concessão, que totalizam 11,7 mil quilômetros e abrangem 293 municípios do Estado de São Paulo. Serão veiculadas nos PMVs frases como “Todos Contra a Hanseníase” e “Manchas na pele: procure um médico”.
“A Artesp apoia campanhas que visam promover a saúde e a qualidade de vida da população. Queremos contribuir cada vez mais para que os nossos usuários estejam bem informados sobre assuntos que tenham impacto no seu dia a dia. A Hanseníase é uma doença que tem tratamento, se for diagnosticada rapidamente”, explica Milton Persoli, diretor-geral da Artesp.
Sintomas e diagnóstico
A hanseníase pode se manifestar com manchas avermelhadas ou esbranquiçadas na pele e diminuição ou perda de sensibilidade ao toque, à dor, ao frio e calor, além de sensações de dormência, formigamentos ou fisgadas nas áreas afetadas.
“O diagnóstico é clínico e o médico pode pedir exames complementares. O diagnóstico precoce pode evitar sequelas incapacitantes e irreversíveis. A prevenção contra a doença é a informação, para que o doente procure atendimento médico – isso ajuda no controle da transmissão do bacilo”, ressalta Cláudio Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Hansenologia.
Sobre o ‘Janeiro Roxo’
Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês e adotou a cor roxa para ações de conscientização sobre a doença. A campanha “Todos Contra a Hanseníase” acontece durante o ano inteiro, mas é intensificada durante o mês de janeiro. A campanha é parceira do World NTD Day (Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas) promovido pela corte do príncipe herdeiro de Abu Dhabi e as parcerias no Brasil entram no balanço de ações brasileiras voltadas ao combate da hanseníase para os organizadores.
Para mais informações sobre a Hanseníase, acesse: http://www.sbhansenologia.org.br/

  • Créditos da imagem: Divulgação