Editorial : Jovens preparados

Nesta edição do jornal vemos várias oportunidades de qualificação profisisonal, como os cursos do Sebrae e as inscrições para o Novotec Expresso, programa voltado para jovens de 14 a 24 anos.

Com a atual situação econômica enfrentada pelo Brasil, os altos níveis de desemprego, quem busca a primeira vaga de trabalho está sofrendo, principalmente os jovens de baixa renda que, muitas vezes, não tiveram acesso a um ensino de qualidade e também, em alguns casos, não têm renda suficiente para investir em cursos.

Investir na capacitação e profissionalização dos jovens e adolescentes para o mercado de trabalho gera tanto resultados imediatos como benefícios futuros para toda a sociedade. O mercado passa a ter mais mão-de-obra qualificada, o jovem tem oportunidade maior de conquistar uma vaga.

É dever do poder público investir na qualificação e profissionalização de jovens e adolescentes para que eles tenham condições de encontrar uma colocação no mercado de trabalho, durante ou após concluir os estudos.

Na era digital, o mercado de trabalho exige que as pessoas saibam trabalhar com as ferramentas da internet, que saibam inglês, que estejam atualizadas. Além do mercado voltado para o digital, que é cada vez mais promissor, outras áreas costumam ter boas demandas como a da beleza, da construção, alimentação, vigilância, administração, saúde.

O jovem conquistando trabalho também vai gerar renda para sua família. Ele terá a possibilidade de se tornar independente e até de ajudar com pagamentos das despesas. Investir em qualificação profissional é ajudar a construir uma carreira.