Jovens são incorporados ao Exército em Pindamonhangaba

Colaboração

Luis Cláudio Antunes /Portal R3

Uma cerimônia realizada no dia 1º de março, marcou a incorporação de jovens do Efetivo Variável ao 2º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Borba Gato – unidade do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba (SP).

A grande maioria dos 233 jovens incorporados em 2023, são de Pindamonhangaba, mas há também das cidades de Campos do Jordão e Tremembé. A solenidade militar teve início ainda do lado de fora do Batalhão e foi acompanhada por familiares dos jovens.

O destaque ficou para o momento da abertura do Portão das Armas feita pelo comandante da Unidade, tenente-coronel Menegatto, acompanhado de Matheus Ramos da Silva, mais jovem conscrito incorporado no Batalhão Borba Gato neste ano. Em seguida, os jovens passaram pelo Portão das Armas, simbolizando o primeiro ato no processo de suas formações como militares do Exército Brasileiro em um quartel da Arma de Engenharia.

A cerimônia teve continuidade no pátio interno quando o comandante da Unidade dirigiu-se aos conscritos falando dessa nova fase em suas vidas. Ele também destacou o papel importante dos familiares nesse processo.

A partir de agora, os jovens devem passar por um período de internato para os primeiros ensinamentos da vida na caserna e, ao longo do ano, irão se especializar em uma das diversas áreas dentro da Engenharia do Exército Brasileiro.

Já na quinta-feira, dia 2, foi a vez das duas Companhias de Engenharia de Combate com sede em Pindamonhangaba (SP) realizarem a cerimônia de incorporação dos conscritos que prestarão o Serviço Militar Obrigatório nas fileiras do Exército no ano de 2023.

A primeira solenidade foi realizada pela 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve e teve início com a abertura do Portão das Armas feita pelo comandante da Companhia, capitão Mascarenhas, acompanhado de Yago Silvério Moreira da Fonseca, mais jovem conscrito a ser incorporado na Unidade neste ano.

No pátio interno, aconteceu a formatura com a presença dos familiares. Ao todo, 21 jovens foram incorporados na 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve. Logo após o evento, jovens e familiares participaram de uma palestra no auditório da Unidade.

Na sequência, aconteceu a cerimônia militar na 11ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, onde neste ano, 51 jovens, oriundos de Pindamonhangaba e Tremembé, foram incorporados para o Serviço Militar.

A abertura do Portão das Armas foi realizada pelo capitão Souto Monteiro, comandante da 11ª Companhia, acompanhado de Kauan Honório de Morais, mais jovem conscrito da turma de 2023. Dando prosseguimento, o novo contingente seguiu para o pátio interno, onde foi realizado a formatura.

Finalizando as atividades da solenidade de incorporação, conscritos e familiares participaram de uma palestra.

  • Centenas de jovens são incorporados ao Exército em Pinda
  • Allan Modesto/ PortalR3