Letreiros ‘PindAMOnhangaba’, em miniatura, fazem sucesso entre turistas e moradores da cidade
Os letreiros de identificação de Pindamonhangaba – que viraram uma marca registrada da cidade –, ganham destaque em fotos e selfies nas redes sociais desde o primeiro momento em que foram instalados.
Luciano Alves dos Santos, morador e apaixonado pela cidade de Pinda, passeava com sua família quando se deparou com um grupo de turistas japoneses que visitava a popular praça Sete de Setembro.
Um dos turistas questionou se Luciano não possuía alguma lembrança com nome da cidade que pudesse levar para o Japão e sugeriu que o rapaz começasse a confeccionar trabalhos artísticos que remetessem ao município de Pinda.
Luciano, apesar de não se considerar um artesão, procurou um colega que o ajudasse na produção da peça. A primeira miniatura foi finalizada e dada de presente ao prefeito de Pindamonhangaba Isael Domingues – que publicou o trabalho em suas redes sociais –, despertando interesse na população em adquirir seu próprio letreiro “PindAMOnhangaba.
Foi quando a ideia surgiu, o empreendedor ao perceber a reação do público, decidiu confeccionar mais peças e disponibilizá-las para venda. Atualmente são produzidos diversos modelos e tamanhos de letreiros.
A confecção das miniaturas requer muito cuidado durante sua produção. A madeira é cortada a laser; pintada, montada e, por fim, colada, dando vida aos famosos letreiros – em miniatura – de Luciano.
Segundo ele, a cada venda, acaba conhecendo histórias de amor pela cidade de Pindamonhangaba. Turistas, moradores e pessoas que já não vivem mais no município compartilham suas experiências vividas em Pinda; vivências essas que fizeram com que cada pessoa desejasse carregar uma memória da cidade consigo.
“O sentimento é de alegria e de gratidão com o povo dessa cidade! E eu quero que o nome ‘PindAMOnhangaba’ seja conhecido e espalhado.”
– Luciano Alves dos Santos – empreendedor