Vanguarda Literária : LITERATURA NÓRDICA: ASPECTOS ATUAIS

A Literatura Nórdica é produzida por autores naturais da Escandinávia (Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia). Um nome icônico, sempre lembrado, é o dinamarquês HANS CHRISTIAN ANDERSEN que foi poeta e autor de livros infantis conhecidos em todo mundo. Quem não se lembra de ‘Soldadinho de Chumbo’ e ‘O Patinho Feio’?

No entanto, a Literatura Nórdica apresenta características peculiares: os autores desses países são os melhores escritores de romances policiais e criminais da atualidade. Abundam nesses literatos os “ thrillers”, sinônimo de suspense,tendo como elemento motivador do gênero a tensão emocional.É importante colocar que os “ thrillers” existem na literatura, nos filmes, como os de Alfred Hitchcock, um grande mestre nessa área.

Em 2005, o mundo perdeu o famoso sueco STIEG LARSSON jornalista e escritor, morto de enfarte fulminante aos 50 anos de idade, um dos melhores autores do gênero. Ler a sua trilogia MILENIUM que vendeu mais de cinco milhões de exemplares no nosso planeta é um deleite. Inclui os seguintes livros: “A Rapariga que sonhava com uma Lata de Gasolina e um Fósforo”, “A Rainha no Palácio das Correntes de Ar” e o mais conhecido: “Os Homens que odeiam as Mulheres”, o primeiro, o mais conhecido deles, todos traduzidos para a nossa língua e fáceis de se encontrar, principalmente em sebos. O seu enredo diz respeito a um jornalista caído em desgraça e um racker, com um passado conturbado, que fazem todo esforço possível para investigar um misterioso desaparecimento.
Outro ponto a destacar nos atores escandinavos é o intimismo, a franqueza chocante, a atmosfera de melancolia com que tratam as emoções. Que o digam “Aurora Boreal da sueca Asa Larson e “Princesa de gelo” da também sueca Camila Lackemberg e a finlandesa Sofia Oksanen que publicou um famoso livro : “A Purga” que mostra a ocupação violenta, cruel, da União Soviética na Estônia. Não podemos deixar de ler “O Pássaro de Peito Vermelho” do norueguês JO NERBO, considerado o melhor romance criminal da Noruega.Esse livro fantástico que vendeu milhões de exemplares, mostra o autor se movimentando nos últimos anos da segunda guerra em Oslo, arquitetando uma complexa e eletrizante história de assassinato, vingança e traições. Considerando o gênero intimista, para mim, vale destacar o também norueguês Karl Ove Knausgard que veio lançar no Brasil, numa Feira Literária em Parati (2013) a sua polêmica autobiografia “Minha Luta-A Morte de um Pai”, narrando, com dolorosa honestidade, suas relações com a figura paterna ausente e seu mundo infanto-juvenil. É muito interessante ressaltar que esses autores , nos últimos anos, conquistaram leitores brasileiros, o que é bom para a divulgação da Literatura no Mundo.

  • José Valdez é médico, mestre e doutor pela USP, professor universitário, Magister ad Honorem da Universidade de Bolonha, e Professor Visitante das Universidades de Bonn, Munique, Colônia e Berlim (Alemanha). Professor Convidado da Universidade de Paris V (Sorbonne)