Livro fala sobre inclusão digital de pessoas com deficiência

A pindamonhangabense Vívian Maria Cornetti de Lima vai lançar, nesta terça-feira (20), o livro “Ciborgues Midiatizados”, que trata da construção da identidade e da inclusão digital e social das pessoas com deficiências físicas severas, como tetraplégicos e paraplégicos.
O livro surgiu de uma pesquisa da autora para sua tese de mestrado na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Lá ela teve a ideia de se aprofundar nas habilidades comunicacionais de pessoas com deficiência.
A obra aborda especificamente a relação de cidadania e da construção das identidades pessoais das pessoas com deficiência, desenvolvida através da internet. Também fala sobre a interferência da mídia nas relações sociais desse grupo de pessoas.
Para sua pesquisa, a autora acompanhou três pessoas tetraplégicas com mobilidade muito comprometida. Uma delas é a ex-atleta pindamonhangabense, Ligia Fonseca, que ficou tetraplégica aos 18 anos, durante um treinamento praticando Ginástica Artística.
Vívian conta que é muito amiga da Ligia e a convivência com a ex-atleta despertou o interesse da autora sobre a forma como a amiga utilizava a internet. “Também por meio da Ligia, eu pude conhecer outras pessoas que, mesmo sem movimentar nenhuma parte do corpo, desenvolviam estratégias para utilizar computador e ter algum tipo de atuação na internet. Algumas construíram coisas incríveis, que muitas vezes até pessoas que têm toda mobilidade do corpo não seriam capazes de fazer”, ressalta.
Vívian é de Moreira César, filha do ex-jogador de futebol e hoje empresário, Tija, e de Patrícia Corneti. Tem graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté –Unitau; cursou mestrado na Unisinos; e atualmente faz doutorado na Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde dá continuidade à sua pesquisa sobre o uso de tecnologias de comunicação por pessoas com deficiência.
O lançamento será às 19 horas, no Boteco Vinil, na av. Nossa Senhora do Bom Sucesso, 1.075.