Maio Vermelho: mês de conscientização sobre a Hepatite

Assim como todos os meses do ano tem uma cor específica com relação as campanhas de conscientização,
o mês de Maio recebe a cor vermelha para alertar a população sobre o vírus da Hepatite.

A hepatite é uma doença que pode ser causada tanto por vírus quanto pelo abuso do uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. As hepatites virais, que são as mais conhecidas, são um grave problema de saúde pública no Brasil e demandam gasto grande aos cofres públicos. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem.

Hepatite é uma doença que acomete o fígado que é a maior glândula do corpo humano. Várias são as funções do fígado e as principais são ajudar na digestão com a produção de bile, armazenamento de vitamina e minerais, metabolismo de medicamentos, filtrar o sangue, eliminar toxinas e na regulação da coagulação sanguínea.

A hepatite infecciosa é uma inflamação do fígado que pode ser causada por cinco principais tipos de vírus, chamados de tipos A, B, C, D e E. A Hepatite dos tipos A, B e C são as mais frequentes. As hepatites A e E geralmente são são transmitidas de forma fecal-oral, causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminadas; as hepatites dos tipos B, C e D os vírus está na corrente sanguínea e geralmente são transmitidas pelo contato com fluídos corporais de pessoas infectadas (por transfusão de sangue, procedimentos médicos invasivos usando equipamentos contaminados, transmissão direta da mãe para bebê no nascimento – no caso da hepatite B – e também por relação sexual). Os tipos B e C levam a doenças crônicas centenas de milhões de pessoas e, juntos, são a causa mais comum de cirrose hepática e câncer.

Trata-se de uma doença silenciosa, que geralmente não apresenta sintomas até que atinja maior gravidade. Dentre eles, os mais comuns são: febre, fraqueza, mal-estar, dor abdominal, enjoo/náuseas, vômitos, perda de apetite, urina escura, olhos e pele amarelados e fezes claras.

A hepatite A é uma doença aguda e o tratamento é feito normalmente com dieta e repouso. As hepatites do tipo B e D têm tratamento e podem ser controladas, evitando a evolução para cirrose e câncer. No caso do tipo C existe cura em mais de 90% dos casos quando o tratamento é seguido corretamente, que inclui três tipos de medicamentos.

A vacina é uma forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B. Quem se vacina para o tipo B também está protegido para a hepatite D, pois o vírus da Delta precisa dos antígenos da B para se replicarem. Para os demais tipos de vírus não há vacina e o tratamento é medicamentoso. Porém há algumas maneiras de evitar o contágio, como lavando as mãos após o uso do banheiro, lavar corretamente os alimentos antes de consumi-los, usar preservativo nas relações sexuais, não compartilhar objetos perfuro cortantes (agulhas, alicate e cortadores de unha).

Portanto, os cuidados preventivos são necessários a todo momento juntamente a vacinação; evite o uso de medicamento sem orientação médica e use preservativo em suas relações.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba