Mais de 60 quilos de lixo eletrônico são descartados pela população no primeiro mês do programa

Lançado recentemente pela Prefeitura de Pindamonhangaba, o programa de descarte do lixo eletrônico e de eletrodomésticos já conta com a adesão da população. No primeiro mês de implantação do programa, mais de 60 quilos deste material foram descartados corretamente pela população através do ponto localizado no Shopping Pátio Pinda.
A ação de logística reversa é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a Abree – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônico e Eletrodoméstico. No coletor, localizado na área externa do shopping, próximo à portaria da drogaria São Paulo, a população pode depositar seu lixo eletrônico e eletrodoméstico, como: celulares, baterias, pilhas e eletrodomésticos em geral (ar condicionado, liquidificadores, máquinas de costura, batedeiras, torradeiras, aspiradores de pó etc.).
A logística reversa é o retorno dos eletrônicos e eletrodomésticos quando no fim de sua vida útil, das mãos dos clientes de volta para os fabricantes – que reaproveitam as peças para a fabricação de novos produtos e fazem a destinação correta dos componentes perigosos. Este é um dos instrumentos que a Prefeitura de Pindamonhangaba está utilizando, dentre as ações de preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Para o sucesso da iniciativa é necessário o engajamento da população.
“A logística reversa é um instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos e traz um grande benefício para o meio ambiente da nossa cidade, evitando assim o descarte irregular desses resíduos e possíveis contaminações. Além de contribuir com o setor produtivo ao inserir esses materiais novamente no ciclo de fabricação”, explicou a secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Maria Eduarda San Martin.
A Abree envia mensalmente um relatório com o comprovante do material recolhido por uma empresa sem nenhum custo para a Prefeitura. A empresa realiza a triagem, separação e a destinação correta dos materiais que serão inseridos no ciclo produtivo trazendo grande ganho para o meio ambiente.
Descarte – O Shopping está aberto diariamente, das 10h às 21 horas. Em caso de dúvidas sobre que tipo de material pode ser depositado no ponto de coleta, o telefone para informações é o 3522-5591 ou http://abree.org.br/informacoes. O descarte de eletrodomésticos de maior porte pode ser feito nos PEVs, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 16h.
A Secretaria de Meio Ambiente do município está planejando a implantação de outros pontos de coleta no município.

  • Créditos da imagem: Divulgação