Editorial : Mais uma frente fria chegando

Está mantida a previsão de frio intenso entre esta quarta-feira (28) e o próximo domingo, dia 1° de agosto, para o Centro-Sul do Brasil.

A notícia é verídica e bem repercutida na mídia nacional e regional nos últimos dias.
As informações vêm dos principais modelos numéricos de previsão do tempo de análises dos meteorologistas do SNM (Sistema Nacional de Meteorologia).

A incursão de uma nova e intensa Onda de Frio foi reafirmada pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, que emitiu um alerta às Defesas de outros municípios.
A partir desta quarta-feira, a massa de ar frio predominará pela Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e sul de Minas Gerais), Centro-Oeste (Mato Grosso e sul de Goiás) e sudoeste da Amazônia Legal, ocasionando mais um episódio de Friagem.

De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as menores temperaturas na região Sudeste deverão ocorrer entre a quinta (29) e a sexta-feira (30), com temperaturas negativas, em torno de -2°C e -3°C, na Serra da Mantiqueira.

De quarta para quinta-feira, há uma pequena chance de mais um evento de queda de neve nas Serras Gaúcha e Catarinense, de forma fraca e bem isolada. A notícia muito agrada quem mora ou quem está a passeio nessas regiões; mas, é preciso cautela e precauções.

O frio intenso preocupa não apenas a população em condição de rua; como trabalhadores que têm ambientes abertos como palco de seu trabalho; pessoas que saem para trabalhar em horários em que a temperatura está muito baixa (de madrugada ou tarde da noite); idosos, crianças e animais domésticos, por exemplo.

Estar bem agasalhado, levar guarda-chuva, hidratar a pele e beber bastante água também auxiliam nas medidas preventivas. Cuide-se e cuide do seu próximo!