Editorial : ‘Mestre Cultura Viva’
E chegou mais uma oportunidade de “descobrir” e valorizar a sabedoria popular através de seus agentes culturais. O prêmio “Mestre Cultura Viva” da secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba está com inscrições abertas.
A iniciativa, que dá prêmio em dinheiro e certificado, tem por objetivo principal valorizar a política de transmissão dos saberes e fazeres de tradição oral em diálogo com a comunidade.
Com isso, a premiação busca fortalecer a identidade e ancestralidade do povo brasileiro por meio de reconhecimento político, econômico e sociocultural daquelas pessoas consideradas mestres de tradição oral.
Neste contexto, o edital selecionará cinco pessoas (mestres) com mais de 60 anos; que se reconheçam ou que sejam reconhecidas por sua própria comunidade como herdeiras dos saberes e fazeres da tradição oral.
Os indicados devem possuir expressões ou manifestações das culturas populares e tradicionais de qualquer gênero, etnia ou crença; como por exemplo: Mestres de Congada; Moçambique; Folias de Reis; Catira; Capoeira; benzedeiras; cultivadores e conhecedores das ervas medicinais e dos alimentos, tecelões entre outros.
Se você se identifica ou se conhece alguém que representa alguma dessas manifestações populares e culturais, inscreva-se ou indique!