Editorial : Metaverso: tecnologia e empreendedorismo
Uma das palavras mais buscadas da internet, nos últimos meses – denomina-se Metaverso um espaço virtual compartilhado – em que as pessoas podem acessar usando óculos especiais e outros equipamentos.
A tecnologia tem aplicação em diversas áreas e permite integrar o mundo real ao digital, por meio de experiências como realidade virtual ou aumentada, podendo ainda utilizar hologramas. Desta forma, é possível oferecer experiências mais reais aos usuários.
Pensando em todas essas funcionalidades, a prefeitura de Pindamonhangaba é pioneira na utilização da tecnologia do metaverso em ações de administração pública.
Em uma reunião virtual, por exemplo, a tecnologia permite ‘aproximar’ os membros – possibilitando a simulação de um ambiente físico entre os participantes e até projeção em holograma.
Da mesma forma, para cursos e palestras, o metaverso pode permitir interações entre apresentador e participantes.
No âmbito educacional, a tecnologia aceita simulações de ambientes ou laboratórios, permitindo que o aluno tenha vivências reais de sua experiência.
A aplicação pode ser direcionada para diversas áreas, mas inicialmente, Pindamonhangaba utilizará o metaverso para fomentar o turismo 4.0 – divulgando os pontos turísticos do município, na educação 4.0, oferecendo novas experiências para alunos e professores, além dos setores de empreendedorismo local e indústria.
Que venham novas tecnologias e avanços!