Militares de Pindamonhangaba participam da Operação 3 Luas, do Exército Brasileiro

Militares da 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) participaram, dos dias 15 de maio a 3 de junho, da Operação 3 Luas, realizada pelo Comando de Aviação do Exército (CAvEx), em Taubaté.

O exercício simulado ocorreu em 3 fases. A primeira delas foi uma simulação construtiva, seguida pela simulação virtual realizada na Divisão de Simulação do Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx) e finalizando com a fase viva, que foi a execução prática no terreno nas cidades do Vale do Paraíba.

Durante a operação, as técnicas e treinamentos avançados em relação aos voos com Óculos de Visão Noturna (OVN) foram aprimorados e reforçados.

O objetivo foi realizar a certificação do 2º BAvEx (Batalhão de Aviação do Exército), no módulo especializado da Força de Prontidão da Força Terrestre e o adestramento da Brigada Ricardo Kirk, com a presença das Organizações Militares AvEx de Taubaté, militares da 12.ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e do Comando de Defesa Antiaérea.

Na primeira fase, as unidades receberam as Ordens de Operações, fizeram o planejamento e emitiram suas ordens. Feito isso, deu se inicio o Jogo de Guerra através da execução das ordens fragmentadas.

Na segunda fase, as tripulações dos Batalhões de Aviação executaram as missões táticas nos simuladores de voo.
Já na terceira semana, durante a fase viva, mais de 600 militares e 14 aeronaves dos modelos Jaguar, Cougar, Pantera K2 e Fennec AvEx foram empregados em uma simulação de confronto que ocorreu nas cidades de Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava.

  • Divulgação.