Mostra no Teatro Galpão lembra Luta Antimanicomial
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, equipes da Saúde Mental de Pinda e de Taubaté, realizaram na última semana a Mostra Cultural “Liberdade e Transformação”. O evento foi realizado no Teatro Galpão, na quinta-feira (18), data escolhida nacionalmente como símbolo da luta antimanicomial.
A mostra contou com exposição de artes, apresentações artísticas elaboradas pelos profissionais que orientam as oficinas culturais dos Caps de Pinda, participação dos grupos convidados do Caps e da equipe da Saúde Mental de Taubaté, que idealizaram as propostas de organizar este evento intermunicipal. Além das apresentações, foram homenageados funcionários da Secretaria de Saúde que se destacam no exemplo de acolhimento e humanização no atendimento.
Logo na entrada do Teatro, o público pôde conferir a exposição de artes, composta por trabalhos realizados pelos Caps de Pinda e Taubaté.
A parceria e as ações intermunicipais entre os municípios de Pinda e Taubaté, por meio dos CAPS II, nasceu neste ano de 2023, entre outros objetivos, destacar o dia 18 de Maio, que marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, de políticas públicas, a implantação da Rede de Atenção Psicossocial e da implementação de novas práticas na Saúde Mental e por fim o movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
O tema “O Cuidado em Liberdade Potencializando Transformação” foi explanado pelo Dr. André Mourão e Dra Isabela Mendes, psiquiatras do serviço de Saúde Mental de Pindamonhangaba, e por Marcel Antônio do Prado, usuário do serviço de saúde Mental de Pindamonhangaba.
As apresentações da noite foram: Rádio Pira-Pira com os Usuários do CAPS II de Taubaté, Contação de Histórias “A lagarta e a borboleta” do CAPS Infantil de Pinda, Declamação dos poemas dos usuários do CAPS II de Pinda, Grupo “Vozes Cantantes” do CAPS II de Pinda (com a oficina de música e dança circular dirigida pelo Professor João Junqueira), Grupo do Serviço de Residência Terapêutica, grupo convidado Ginástica Rítmica da Unitau (com a coreógrafa Lidia Cardamoni), apresentação musical Grupo Em Busca de Harmonia, do CAPS II de Taubaté.
Além das apresentações, foram realizadas homenagens aos servidores da Saúde de Pindamonhangaba, com a entrega do certificado “Atendimento Humanizado”, feita pela secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo dos Santos e da diretora de Atenção Especializada, Lilian Leme de Jesus Bassanello.
Os homenageados foram: Luciana dos Santos Cruz, Monica Aparecida de Oliveira Silva, Eufrasia Oliveira dos Santos Pontes, André Junqueira Franco de Melo, Mário Celso Baptista de Azevedo, Leidisu Marques Tavares, Gislaine Cristina da Silva Costa, Isabelle Prudente dos Santos, Natalia Garuffi, Vânia Caires Carlos, Antonio Rogerio Lemes de Souza, Luiz Fernando Saquetti, Mônica Briet Costa, Ione de Oliveira Souza, Mario Celso Baptista de Azevedo, Camila Cristiane Ferreira, André Marcos Pereira, Ilson Alves, Josue Alves Rafael, Clóvis Alberto Teixeira, Daiane Aparecida Moraes, Patricia Mara Costa dos S. Almeida, Lilian Leme de Jesus Bassanello, Andreia Correard, Crislaine Carolina Cardoso, Raquel Lomeu, Allisson Matheus Silveira Nakamura, Estefano Mendes Leal, Vera Lucia Lopes Carbogim representada pela servidora Silvia Aparecida Assis Pereira, Helenice da Silva representada pela sua filha Francielle Cristina Silva, Beatriz de Vilas Boas de Oliveira, Janusa Maria Gomes Dias, Zita Leite Pereira e Marcia Cristina Quintão Custódio.
O encerramento da noite foi realizado com uma dança circular especial, aberta ao público, conduzida pelo professor João Junqueira.