Município promove reunião para respeito à diversidade

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria da Família, Mulher e Direitos Humanos, promoveu dia 12 de dezembro, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, a primeira reunião da diversidade sexual e de gênero no município.

O objetivo é abrir diálogo com o segmento na cidade e acolher os anseios com relação às necessidades para possibilitar a implementação de ações nas políticas públicas.

Dentre os atos que podem ser viabilizados estão o o combate à violência e à discriminação por meio de projetos e programas voltados para a informação, acesso às especificidades da saúde, dentre outros.

A diretora de Direitos Humanos, Cidinha Pedroso, explicou que “o fruto desse primeiro espaço de escuta foi a delineação das primeiras ações, como um grupo de estudo para a criação de um conselho municipal e um grupo de acolhimento e levantamento extraoficial, liderado pelas pessoas do segmento para ampliar e dar força às vozes para a construção junto ao Poder Público”.

O secretário de Família, Mulher e Direitos Humanos, João Carlos Ribeiro Salgado, disse que “a primeira reunião ainda serviu para o estabelecimento de um compromisso público para a inclusão de todos, respeitando as diferenças e valorizando o ser humano”.

Cidinha Pedroso destacou que “no mês de celebração dos Direitos Humanos, a reunião é um divisor de águas, porque abre o diálogo para a construção de ações públicas em conjunto, pois é o caminho justo e democrático, rumo a uma sociedade com menos discriminação e preconceito”.
João Carlos Ribeiro Salgado ressaltou a necessidade de “promover todas as formas de acesso para que haja o pleno combate a todas as formas de preconceito para que as pessoas se sintam respeitadas, inclusas e acolhidas em suas diferenças”.

Os participantes da reunião informaram que foi um marco na história de Pindamonhangaba, por ter sido realizada em um espaço público, organizada pelo Poder Público, para uma escuta democrática de uma iniciativa que já poderia ter acontecido no passado. Deste modo, avaliaram que as expectativas são grandes para que o trabalho iniciado seja levado adiante.

  • Encontro aconteceu no dia 12 de dezembro, no Museu Histórico e Pedagógico Dom I e Dona Leopoldina