Museu: espaço para o bem estar e sustentabilidade

Foi comemorado nesta quinta-feira (18), o Dia Internacional do Museu, criado para incentivar o costume de visitar e apreciar esses espaços culturais. A data foi instituída em 1977, por iniciativa do Conselho Internacional de Museus (Icom), que integra a Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para o gestor do Museu Histórico e Pedagógico D Pedro I e Dona Leopoldina,” o museu é uma instituição a serviço da sociedade. Por meio da pesquisa, preservação e difusão do acervo, ele traz a reflexão por meio da educação e do diálogo, salientou.

Segundo informações de Mauro, neste ano, a 21ª edição da Semana Nacional de Museus, traz o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar” com o objetivo de destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem estar e a sustentabilidade.
Se antigamente, os visitantes de museus eram mais passivos, hoje eles atuam, saem das exposições debatendo e trazendo provocações sobre os temas. O Museu de Pindamonhangaba é uma instituição vibrante, que é ligado à Secretaria de Turismo e Cultura e que recebe inúmeras exposições e movimentos, sempre de portas abertas para todos os públicos e gerando reflexões sobre o que está exposto.

O Museu de Pindamonhangaba está localizado à rua Marechal Deodoro da Fonseca, 260, no Centro da cidade. E o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 17h.

  • Divulgação. O museu é um lugar de educação e diálogo para todos os públicos