Museu inaugura exposição fotográfica “Retratos da Terra”
Projeto com fotos de Pinda estará aberta ao público a partir de hoje
A exposição “Retratos da Terra”, patrocinada pela Novelis, será inaugurada nesta quinta-feira (5), às 15 horas. A mostra exibe fotos produzidas por crianças da Rede Municipal de Ensino e por fotógrafos convidados em espaços de Pindamonhangaba. Com entrada gratuita, a exposição ficará até o dia 4 de outubro no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, localizado no centro da cidade.
O projeto “Retratos da Terra” começou em maio com a participação de estudantes do 5º ano da Escola Municipal Moacyr de Almeida. Além dos alunos, a iniciativa teve a colaboração do artista local Beto Salgado e da fotógrafa Karina Bacci. Durante algumas semanas, 19 crianças, após participarem de workshop e receberem formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens de vários locais de Pinda cuidadosamente escolhidos.
O material produzido passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é a exposição aberta a toda a comunidade, de segunda-feira a sábado, das 9 às 17 horas. “A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos que exaltam a importância da preservação da fauna e da flora e de cuidados com o meio ambiente”, explicou Karina Bacci, curadora do projeto.
A intenção dos registros é mostrar a importância da sustentabilidade como forma de preservação do meio ambiente e busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de preservação, além de ressaltar a fotografia como forma de expressão. “O objetivo é estimular a conscientização sobre a sustentabilidade e sobre qual é o legado no Planeta Terra que queremos deixar para as gerações futuras”, completou Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio da Novelis, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Segundo Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis, promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades em que a empresa está inserida é essencial. “’O Retratos da Terra’ é uma iniciativa com foco em educação e cultura, que proporciona para as crianças da região contato com o meio ambiente e com a fotografia. Aproximar esses jovens da importância da preservação reforça o propósito da Novelis de juntos criarmos um mundo sustentável”, comentou.