Museu realiza ação educativa com estudantes
No último dia 6, aconteceu no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina a ação educativa “Luz: da lamparina ao led”. A ação foi uma visita noturna ao museu usando lamparinas e lampiões para experienciar o século XIX nesse prédio do mesmo período.
A ação trouxe um panorama da iluminação pública no Brasil, com exposição de documentos históricos que narram a inauguração da iluminação púbica em Pindamonhangaba, projeto de lei de contratação para ampliação desse serviço, a lendária Casa do Fogo e a figura dos grandes responsáveis pela iluminação nas nossas ruas, os acendedores de lampiões. A viagem no tempo aconteceu com a turma da EE Ísis Castro de Mello César, aproximadamente 30 jovens e adultos da comunidade escolar.
A troca de experiências foi o destaque da ação, que além da visitação com lamparinas e lampiões, os participantes puderam acessar o terraço do prédio e contemplar a paisagem noturna no maior prédio de taipa de pilão do Brasil e compartilharem relatos, um deles de participantes que viveram boa parte da vida usando lamparinas cotidianamente.
“Uma emocionante viagem ao passando sob luz de velas e lampiões para saber como surgiu a iluminação pública, que hoje temos o privilégio de ter, saber como viviam e sobreviviam. Foi uma experiência inigualável, conhecer e vivenciar a história da escravidão no Brasil”, relata a aluna Elisabete de Campos Leite.
Para a vice-diretora da EJA Vanessa Corneti, “os alunos da educação de jovens tiveram uma experiência muito rica ao visitar o museu, ficaram encantados. Todo conhecimento adquirido vai ser levado pra vida”.
Escola interessada nessa ação é só manifestar interesse e marcar a experiência. Telefone (12) 3648-1779 e instagram @museudepinda.