Museu realiza oficina sobre manutenção de reservas técnicas e acervos

O Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina realiza, nos dias 23 e 25 de janeiro, oficinas gratuitas de manutenção de reservas técnicas e de acervos.
Quem vê as exposições de um museu não imagina os muitos trabalhos que acontecem até chegar na exibição das peças. Catalogação do acervo, manutenção das peças, melhor maneira de acondicioná-las, higienização das reservas técnicas. Afinal o que é isso?

Um dos setores mais importantes dentro de um museu é a reserva técnica. Nesse setor é onde todo acervo que não está exposto fica acondicionado e para organizar esse lugar é necessário muito rigor e cuidado. Cada peça tem seu “endereço” dentro da reserva técnica, no caso do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina é preciso fazer uma triagem para saber a qual reserva técnica aquela obra será encaminhada, visto ter esse museu, três reservas técnicas.

De acordo com o gestor de unidade cultural do Museu de Pinda, Mauro Celso Barbosa, todo esse trabalho de medição, descrição, classificação faz parte da catalogação do acervo. “A primeira catalogação realizada no museu aconteceu entre 2009 e 2010, quando pudemos saber a grande diversidade de tipologias que compõem o acervo. Em 2022 iniciou-se a segunda catalogação tendo como foco as orientações do plano museológico, feito em 2021, e a missão deste museu”, explicou.

Como parte de conclusão desse trabalho é que serão realizadas a oficina de Manutenção de Reservas Técnicas no dia 23, das 9 às 16h, e a oficina de Acondicionamento e Manutenção de acervo no dia 25, das 9h às 11h.
Interessados podem fazer sua inscrição pelo (12) 3648-1779 ou instagram @museudepinda.

  • Divulgação Oficina vai abordar os cuidados com o acervo do museu