Museu recebe ‘II Mostra de Artes’ das Oficinas Culturais da Prefeitura

A II Mostra de Artes das Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura e Turismo foi realizada na sexta-feira (16) no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. A noite esteve repleta de apresentações que além de encherem os olhos, aqueceram os corações.

O projeto desenvolvido pelo Departamento de Cultura trouxe este ano 31 oficinas culturais distribuídas em 16 localidades pelo município e as apresentações que acontecem no museu, foram uma pequena mostra do trabalho que os monitores/artistas desenvolvem ao longo do ano.

As Oficinas Culturais pretendem ser, antes de tudo, um estímulo à reflexão, à percepção das emoções e à busca do conhecimento, elementos essenciais para uma vivência participativa do ser humano dentro da sociedade”, comenta a diretora de Cultura Rebeca Guaragna Guedes.

Foram 08 modalidades culturais apresentadas no dia: Yoga/Daya, Vídeo/Junior Vaccari, Balé/Esther Follman, Violão/Leonardo Gonçalves, Coral/Aline Domingues, Desenho e Pintura/Josué Amadeu, Mosaico/Claudia Blanco. As exposições de artes plásticas seguem para apreciação até o dia 22 de janeiro.

Como aprovada pela ICOM – Conselho Internacional de Museus, em 24 de agosto de 2022, segue a nova definição de museu: “Um museu é uma instituição permanente, sem fins lucrativos, ao serviço da sociedade, que pesquisa, coleciona, conserva, interpreta e expõe o patrimônio material e imaterial. Os museus, abertos ao público, acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade. Os museus funcionam e comunicam ética, profissionalmente e, com a participação das comunidades, proporcionam experiências diversas para educação, fruição, reflexão e partilha de conhecimento”. Com essa definição, o gestor cultural do Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, especialista em museologia, curadoria e expografia, Mauro Celso Barbosa, destaca que o Museu é o local ideal para receber essas atividades.

  • Divulgação Museu recebeu oficinas que encheram os corações do público presente