Museu sedia exposição do projeto “O que você vai ser quando crescer?”

Contemplado no Edital de Linguagens Artísticas do FMAPC 2022 de Pindamonhangaba, o projeto “O que você quer ser quando crescer?” retrata, por meio de uma exposição fotográfica, os sonhos de crianças com deficiências, e um vídeo documentário que discute o universo dessas pessoas e reflete sobre deficiência e contemporaneidade.

Com direção e produção audiovisual de Rafael Cavalheiro, fotografia de Paula Cavalheiro e cenografia de Maria Inês Cavalheiro, o projeto feito em família abre espaço para reflexões e discussões sobre acessibilidade, preconceito e inclusão. “Buscamos fazer um alerta sobre as dificuldades enfrentadas por nossos protagonistas e por todas as pessoas com deficiência, seja ela física, visual, auditiva, intelectual, psicossocial ou deficiência múltipla, para se fazer cumprir a garantia de seu lugar e o seu reconhecimento como cidadão na construção de uma nação inclusiva e justa”, conclui Rafael.

Para a fotógrafa Paula Cavalheiro, a exposição aborda de maneira lúdica junto a uma experiência real, a importância do respeito às diferenças. O público poderá refletir sobre os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais que interferem no processo da inclusão de pessoas com deficiência, e que mesmo com as diferenças todos temos sonhos. “Possibilitar que essa discussão se dê nesse prédio emblemático construído num período segregador às custas de dor e preconceito é extremamente importante e faz parte do que ICOM (Conselho Internacional de Museus) define como sendo o papel dos museus: ‘… Os museus abertos ao público, acessíveis e inclusivos, fomentam a diversidade e a sustentabilidade…’”, pontua o gestor de unidade cultural Mauro Celso Barbosa.

Confeiteiro, bailarina, policiais, bombeiro, cuidadora de cavalos, jogadores de futebol, professora de matemática, cantor sertanejo. Nessa exposição, você encontrará todos eles.

A exposição segue no Museu Histórico até 15 de junho, de terça a domingo das 9h às 17h. Já o documentário está disponível no youtube no “Canal Área Vip” e no canal “Prefeitura de Pindamonhangaba”, ou diretamente no link: https://youtu.be/SMDxkC4CEdg e você ainda pode acompanhar mais sobre o projeto através do instagram @proj.qdo.crescer.

Para Saber – Termo correto: PESSOA COM DEFICIÊNCIA é a forma correta e oficial.

O termo Pessoa com Deficiência foi definido pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, sendo aprovado em 13 de dezembro de 2006 pela Assembleia Geral da ONU. Foi ratificado no Brasil, com equivalência de emenda constitucional, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e promulgado pelo Decreto nº 6.949/2009.

Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) ou Portador de Necessidades Especiais (PNE) são termos incorretos e devem ser evitados, uma vez que não traduzem a realidade de quem possui deficiência. A deficiência não se porta, ela é uma condição existencial da pessoa.

  • Divulgação. Exposição retrata os sonhos de crianças com deficiências, em fotografias emocionantes
  • Divulgação.