Editorial : Música do sertão

Vemos nesta edição que a Secretaria de Cultura e Turismo de Pindamonhangaba realiza, neste domingo (24), a fase eliminatória do ‘17º Festival de Interpretação da Música Sertaneja’ “Luiz Carlos Cardoso”, no Espaço Cardosão, no Mercado Municipal.

Também neste fim de semana, acontece o Festival Julino em Moreira César, que traz shows de nomes da música sertaneja brasileira.

A maioria do povo brasileiro gosta de ouvir sertanejo. Pelo menos, é o que indica o Spotify. A música sertaneja é o estilo com maior quantidade de artistas no top 10, com Marília Mendonça, que faleceu no fim de 2021, no alto do ranking nacional.

O Brasil vai na contramão de uma tendência do resto do planeta. Em âmbito mundial, quem dá as cartas são gêneros como reggaeton, pop e rap.

O sertanejo brasileiro é um estilo musical que nasceu das raízes do país e se tornou preferência nacional. O ritmo hoje é ouvido em qualquer lugar e em todas as classes sociais e surgiu da cultura caipira para se misturar à música eletrônica, ao funk, ao arrocha ou qualquer outro ritmo que justifique investimentos – e ganhos milionários. Sim, o sertanejo rende milhões a diversas duplas e cantores solos pelo Brasil.

Música de traz nossas raízes e agrada tanto aos mais experientes, quanto aos mais jovens, com estilo que vai desde moda de viola ao sertanejo universitário, passando pela sofrência e pelo sertanejo de balada, ela está presente em nosso cotidiano e, neste fim de semana, poderá ser curtida por toda a comunidade.