No “Dia D” contra a dengue, alunos dão dicas sobre como combater o Aedes aegypti
Combater a dengue não é uma tarefa difícil, mas é preciso ter dedicação para observar e eliminar todo e qualquer foco de água parada, local predileto para as fêmeas do Aedes aegypti botarem seus ovos. No “Dia D” contra a dengue, celebrado na sexta-feira (15), as escolas estaduais em todo o Estado se mobilizaram para discutir ações de combate ao mosquito.
Muitas escolas promoveram várias atividades durante a semana para conscientizar as pessoas sobre a importância de combater o mosquito da dengue.
Confira algumas dicas propostas pelos alunos da Rede Estadual, para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya:
– Armazene o lixo de casa em sacos plásticos bem fechados, e também mantenha a lixeira tampada;
– Limpe a calha com regularidade, eliminando folhas e qualquer material que possa impedir a água de correr. Quando a calha está entupida, a água se acumula e pode virar um criadouro do Aedes aegypti
– Não deixe os vasos das plantas com água parada; para evitar, basta encher os pratos com areia até a borda;
– Se tem plantas aquáticas em casa, dedique um tempo pelo menos uma vez na semana para trocar a água e lavar o vaso com escova, água e sabão;
– Qualquer recipiente que possa acumular água deve ser armazenado virados para baixo, como garrafas e outros materiais;
– Já verificou se a sua caixa d’água está bem fechada? Quando aberta, ela pode virar uma verdadeira “maternidade” para o mosquito transmissor da dengue.