História : No tempo em que a novela era no rádio

Ouvir, imaginar… se emocionar… Esta forma de curtir uma novela foi prática muito apreciada também na Pindamonhangaba do século passado

A radionovela resistiu até os primeiros anos de 1970. Seu desaparecimento, em parte, é explicado pelo crescimento da televisão que, consequentemente, abocanhou a verba publicitária que uma boa novela proporcionava às rádios que a transmitiam.

Da edição de30/1/1965 do jornal Tribuna do Norte trazemos para a página de história de hoje a nota publicada no jornal informando aos radiouvintes que a ZYR-47, a nossa Rádio Difusora, iria transmitir duas novelas, uma pela manhã e a outra à tarde.

“Estamos informados de que nossa ZYR-47 (Rádio Difusora de Pindamonhangaba) pretende brindar aos seus ouvintes no dia 1º de fevereiro próximo, com a transmissão radiofônica de duas novelas de grande sucesso. Trata-se de ’Serra Brava’, uma história de paixões desenfreadas, lutas encarniçadas e sangrentas, de um amor profundo, abnegado, que sofre estoicamente os açoites de um destino adverso, e ‘Silêncio que condena’, um tema humano, pungente, dramático, a impressionante figura de misteriosa mulher ameaçando constantemente a vida de um homem. Ambas essas novelas terão seu início no dia 1º de fevereiro próximo e serão irradiadas, a primeira às 10h30 e a seguinte às 14h55”.

A nota é concluída com o jornal Tribuna do Norte parabenizando o então gerente da ZYR-47, radialista e jornalista Percy Lacerda, pelo “brinde aos radiouvintes de nossa cidade”.

  • JundiAki – o site de Jundiaí