Nossa imagem diz tudo
Dizem por aí que o ano só começa depois do carnaval. E hoje quero trazer aqui uma sugestão de reflexão para vocês de criar um cuidado com a sua imagem, afinal agora o ano tá valendo de vez.
Acredito e defendo que nossa imagem é nosso cartão de visita. As pessoas nos julgam e criam percepções sobre nós sem a gente falar uma palavra, brinco até que nós não temos uma chance de defesa para nos apresentar.
Nós somos seres julgadores, isso é da nossa natureza. Você pode até não falar o que pensa, mas aí dentro da sua mente você julgou.
Se o mundo funciona assim, não é sensato entregarmos a percepção que a gente quer que as pessoas tenham de nós?
E como se faz isso? Estratégia de imagem.
Eu posso amar ficar de pijama ou usar aquela roupa da famosa gaveta de “roupa de ficar em casa” em que a maioria vai ser uma peça mais surrada. Mas se eu me apresento assim que imagem eu passo? Uma pessoa desleixada. Inconscientemente lá na mente da pessoa que está me julgando, isso já se atrela a uma pessoa que não executa bem o trabalho.
Então uma estratégia de imagem é você saber o como funciona o seu trabalho, qual é o propósito dele, o dress code que é exigido e como isso vai ser refletido na sua imagem.
Analisando esses pontos e aplicando isso na sua imagem, te garanto que você vai comunicar muito mais credibilidade e segurança. E isso acaba sendo refletido em nossa autoestima também. Não basta ser bom, um excelente profissional se a gente não aparenta isso. Entenda que posicionamento profissional é um conjunto de fatores e a sua imagem é um deles.
Afinal, sua imagem não define sua competência, mas influencia na percepção dela.