Nova sede da Biblioteca Pública Municipal “Ver. Rômulo Campos D´Arace” é inaugurada no centro da cidade
A Biblioteca Pública Municipal “Vereador Rômulo Campos D´Arace” está em novo local: rua Dr. Campos Sales, 529, Centro. A cerimônia de inauguração da nova sede foi realizada nesta terça-feira, dia 20 de junho.
A mudança do Bosque para a região Central se deu para resolver o problema de umidade que diminuía a vida útil dos livros da biblioteca, devido à proximidade com o Rio Paraíba do Sul. A nova biblioteca tem espaços com acessibilidade, para crianças, para oficinas, além de área para jogos, seguindo o conceito de “Biblioteca Viva”, em que a formação de público é feita a partir de equipamentos culturais, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com sucesso em países como Colômbia, Chile e França. A acessibilidade é outro fator levado em consideração na nova biblioteca, que conta com acervo de literatura em braile e audiolivros. A cerimônia de inauguração contou com a participação de tradutora de LIBRAS.
O evento de inauguração foi realizado ao som de teclado com o músico Flaubert, da Corporação Musical Euterpe que recepcionou os convidados. Em seguida a cerimônia oficial com o descerramento da placa inaugural teve a fala das autoridades e familiares do homenageado. O evento foi finalizado com uma Intervenção Poética feita pelos acadêmicos da APL (Academia Pindamonhangabense de Letras) Ana Maria Guimarães, Juraci Faria, Alberto Santiago, Maria Eduarda e Rosana Dalle.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, “o novo espaço da biblioteca reflete a confiança da gestão Dr. Isael/Ricardo Piorino em melhorar as condições dos usuários e amantes da leitura. O local conta com móveis novos e modernos, para mais conforto da população poder usufruir não só por meio dos livros, mas também por meio de oficinas culturais, contações de história e saraus, além de toda comunicação visual inovadora”.
A filha do patrono, Vânya Dulce D´Arace Maciel, estava emocionada com a nova casa da biblioteca. “Estive presente, na minha infância, na inauguração da antiga sede da Biblioteca e agora presencio a inauguração dessa nova casa, um espaço tão bonito, feito com tanto capricho por todos. São tantos detalhes, a parede com a imagem de papai e um pouco de sua história me emocionou muito. Aqui é um pouco a minha casa, considero os funcionários da biblioteca como meus irmãos. Estou muito feliz com essa homenagem”, declarou.
A bibliotecária Carmen Pamplin também estava emocionada. “São 23 anos de dedicação às bibliotecas de Pinda e hoje estou muito feliz por termos essa nova sede. Os livros sofriam muito com a umidade ao lado do Rio Paraíba e a ladeira era um fator de grande dificuldade de acesso para os nossos associados mais idosos ou com dificuldade de locomoção”, explicou.
O presidente da Câmara de Vereadores, Norbertinho, parabenizou a todos os envolvidos na realização dessa nova sede, a equipe da biblioteca pelo trabalho realizado tendo à frente a bibliotecária Carmen e também ressaltou a filha do patrono Rômulo Campos D´Arace, professora Vânya Dulce, parabenizando por essa homenagem merecida.
O prefeito Dr. Isael Domingues destacou todas as transformações pelas quais Pindamonhangaba vem passando e lembrou que já estão em andamento os trâmites para a inauguração de um novo espaço cultural no Araretama que vai abrigar a biblioteca do bairro, além da nova biblioteca do Castolira. “Nós vamos levar a arte e a cultura também para a periferia, para que todas as pessoas tenham acesso. A arte, a cultura e a beleza também fazem parte de uma cidade inteligente e com qualidade de vida para seu povo. Estamos trabalhando em todas as frentes para que Pindamonhangaba se mostre cada vez uma cidade mais pujante, rumo a ser a segunda economia do Vale do Paraíba”, declarou.
Bibliotecas Públicas Municipais – A rede municipal de Bibliotecas Públicas é composta por 4 bibliotecas ativas: esta do centro, uma em Moreira César, uma na Vila São Benedito e uma na Estação Cidadania, no Vale das Acácias, além de duas bibliotecas a serem reinauguradas: uma no Castolira e uma no Araretama.
Esta rede possui 26.000 usuários cadastrados e, segundo o Conselho Regional de Biblioteconomia, a rede de bibliotecas municipais de Pindamonhangaba está entre as 14 melhores do Estado de São Paulo.
O Acervo da Biblioteca Vereador Rômulo Campos D´Arace é de 50.000 livros. Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 8h às 17h e aos sábados das 9h às 13h.
O local oferece ainda: Oficinas Culturais de Canto Coral, Mediação de Leitura, Lambe-lambe, Desenho, Yoga e Maracatu.