Novelis é a nova parceira do programa Reciclar pelo Brasil
Líder mundial em laminados e reciclagem de alumínio, a Novelis acaba de firmar mais uma parceria com a ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis. A empresa se une à plataforma ‘Reciclar pelo Brasil’, maior programa de reciclagem inclusiva do país.
O Reciclar é um programa lançado em outubro de 2017 e atua na regularização, melhoria e profissionalização do trabalho desses coletivos de catadores, além de se dedicar ao cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Com essa iniciativa, a Novelis passa a fazer parte de um grupo de 18 companhias que atuam pelo avanço da Logística Reversa com um olhar humano para a melhoria das condições de trabalho dos catadores e a profissionalização das cooperativas e associações de reciclagem.
Neste contexto, a Novelis traz para o projeto sua expertise e um olhar de transformação, apresentando os recursos necessários e adequados para melhorias de infraestrutura e de capacitação dos trabalhadores.
“Estamos atentos a todos os elos dessa cadeia de reciclagem, pois temos como prioridade colaborar para a profissionalização do setor, contribuindo para a geração de renda de mais de 800 mil famílias que vivem da atividade. Nossa parceria com a ANCAT é extremamente importante, pois a entidade é representativa dos interesses dos milhares de catadores e catadoras de todo o Brasil”, afirma Eunice Lima, Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.
Mais do que apoiar o projeto, os integrantes do Reciclar pelo Brasil colaboram com as decisões sobre cada atividade executada e com os rumos da plataforma. O trabalho é realizado coletivamente e estruturado por quatro valores fundamentais: colaboração, transparência, eficiência e a busca por ir além do compliance.
A Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba, onde também está o maior polo de reciclagem de alumínio do mundo. Atualmente, a empresa possui capacidade de laminação de 720 mil toneladas/ano e capacidade de reciclagem de 500 mil toneladas/ano.