“Novembro Azul” e a saúde animal
Especialista alerta sobre prevenção ao câncer de próstata em animais de estimação
Já sabemos que “Novembro Azul” refere-se à conscientização sobre o câncer de próstata. O que muitos não sabem é que os cuidados estendem-se aos animais de estimação – que também podem ser afetados pela doença –, principalmente cães machos, idosos e que não passaram pela cirurgia de castração. A incidência do câncer de próstata em cães é, na maioria dos casos, benigna, sendo que em gatos as ocorrências são menos frequentes.
O coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Frederico Vaz, alerta para a identificação de sintomas. “O primeiro sinal é o aumento significativo da próstata e a dificuldade de urinar e defecar. A presença de sangue na urina também é um sintoma”, diz.
O diagnóstico é feito de forma parecida que em humanos, pelo exame de toque retal, raio-x e ultrassom. Para tratar é feita a castração, ou seja, a retirada dos testículos do animal. A cirurgia é feita em casos benignos da doença. Para ocorrências malignas, é realizada a remoção da próstata, além da castração.
“Em casos mais graves, o veterinário responsável observará se o animal apresentou metástase, ou o desenvolvimento de novos tumores pelo corpo. O melhor tratamento dependerá dos resultados dos exames e diagnóstico feitos pelo profissional”, completa Vaz.
Ele reitera que a castração é a melhor forma de prevenir a doença: “É importante que o procedimento cirúrgico seja feito com o pet jovem, para impedir a produção em excesso de hormônios. Isto faz com que a próstata não se desenvolva e cresça além do normal, contribuindo para a formação de tumores”, conclui.