“Novembro Azul”: Pesquisa aponta queda em tratamento e diagnóstico de tumores na próstata

Neste mês acontece a campanha “Novembro Azul”, voltada à conscientização dos cuidados à saúde do homem, especialmente à prevenção ao câncer de próstata. A pandemia da Covid-19 impactou a busca por exames preventivos e tratamento, conforme mostrou pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia, com queda de 27% nos exames de Antígeno Prostático Específico (PSA) e 21% de biópsia de próstata. Ainda segundo a entidade, acontece, em média, um diagnóstico de câncer de próstata a cada sete minutos e uma morte por causa da doença a cada 40 minutos.
De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), a estimativa é de que, até o final de 2021, mais de 65 mil pessoas sejam diagnosticadas com esse tipo de tumor. A Santa Casa de São José dos Campos apoia a campanha Novembro Azul e o urologista do hospital, Mário Bavaresco, alerta a população masculina a procurar um especialista, a partir dos 40 anos, para a realização dos exames preventivos.
“Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata, como dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal”, explica o especialista. Quando os sintomas aparecem, grande parte dos casos já está em fase avançada. “Por isso, é fundamental realizar exames periódicos, mesmo que não exista nenhum incômodo aparente. O diagnóstico precoce é fator fundamental para facilitar o tratamento e elevar as chances de cura”, conclui.

  • Créditos da imagem: Divulgação