Editorial : ‘Novembro Azul’: prevenção é o caminho
Assim como o “Outubro Rosa”, a campanha “Novembro Azul” vem com a proposta de orientar e conscientizar a população sobre um tipo de câncer: o de próstata.
Falar sobre doença nunca será um dos nossos assuntos preferidos, mas, é sempre necessário abordar o tema e mostrar os caminhos da prevenção e do diagnóstico precoce.
E esta é a finalidade da campanha “Novembro Azul” – mês mundial de combate ao câncer de próstata – tipo mais comum entre os homens; e a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.
De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.
Ainda segundo informações do Inca, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 90% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Por isso, é extremamente importante a realização de exames preventivos.
Sabemos que, por questões culturais enraizadas, a maioria dos homens vai menos ao médico ou faz bem menos exames do que as mulheres; logo e justamente por isso, é que é preciso abordar o assunto. Não apenas no mês de novembro, claro, mas durante todo o ano.
O diagnóstico precoce é a melhor garantia da cura do câncer de próstata. Portanto, mesmo sem sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos – sem estes fatores –, devem ir ao médico especialista conversar sobre os exames adequados.
O mundo vai se modernizando a cada dia, mas a prevenção continua sendo o melhor remédio!