O conflito Rússia x Ucrânia
Sempre que há uma crise política grave, investimentos de risco, energia e alimentos são afetados.
Após o anúncio da invasão Russa em território Ucraniano, ações e títulos do Tesouro americano despencaram, o dólar, ouro e petróleo aumentaram.
A Rússia é um grande produtor de petróleo, que já superou os 100 dólares por barril nesta quinta-feira dia 24.
A Europa, especificamente a Alemanha, consome 66% do gás e 29% do petróleo produzidos pela Rússia.
A Ucrânia é responsável por 17% do milho vendido no mercado mundial, junto com a Rússia exportam 30% do trigo usado no planeta.
Mesmo com o dólar fechando no Brasil com o menor patamar desde junho de 2021, R$5,00, as altas do petróleo e alimentos derrubam a possibilidade da inflação brasileira que já está alta, cair.
Tudo vai depender o quanto esse conflito se estender, terá um grande impacto econômico por vários meses, impedindo o crescimento da economia. Como consequência, menor oferta de empregos.
Se a situação do Brasil já não é muito boa, essa crise poderá agravar ainda mais.
O nosso país depende das importações de Cloreto de Potássio, motivo da visita do nosso presidente à Rússia, item fundamental para a fabricação de fertilizantes utilizados no plantio de soja, commodities brasileira. A visita garantiu o fornecimento do produto para nossa próxima safra.
Com tudo isso, só podemos como bons brasileiros que somos, ter esperança de que a paz prevalecerá, e que a partir de março teremos uma nova luz no fim do túnel, e dessa vez sem máscaras…
Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb. 56.011/sp
Presidente da AJOP