Editorial : O Meio Ambiente somos nós
Nesta semana, mais precisamente, no dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Porém, Meio Ambiente não tem um dia, é o dia a dia, é tudo o que abriga e rege a vida. Todas as condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, sintetizam quem somos, de onde viemos e para onde vamos.
Na teoria, todos querem o “bem” do Meio Ambiente. Mas, infelizmente, no nosso cotidiano, não são muitos que se questionam sobre as condições e a produção de bens essenciais como a água, por exemplo. Poucos, proporcionalmente, têm percepção de que lixões e seus efeitos, são produzidos, exatamente, por quem deveria evitá-los: nós todos.
Nos acotovelamos pelos melhores espaços urbanos e, por eles, ignoramos a sanidade do solo, sua permeabilidade, sua estabilidade.
O Meio Ambiente preexiste à humanidade e só podemos responder quem somos, começando em reconhecer que nós somos o Meio Ambiente. Não há separações. Ninguém, nenhuma forma de vida está no Meio Ambiente, mas é Meio Ambiente.
O Meio Ambiente não é servo do ser humano, ao contrário, somos tão dependentes e frágeis, que usamos nossos “dotes” racionais para deformar o meio que nos envolve, para ter momentos, alguns séculos ou milênios, de uma falsa supremacia.
Não é um período de festejar o Dia do Meio Ambiente, mas de conscientização de nossa própria condição natural e dependência da natureza. O Meio Ambiente é o segundo, o minuto, a hora que precisamos respirar, beber, comer.
Fica o convite, aceitemos ser Meio Ambiente, no campo, na cidade. Não somos melhores, nem piores que outras espécies. Somos um todo chamado Natureza.