Editorial : O mercado de trabalho

O município de Pindamonhangaba gerou 1.118 novos postos de trabalho entre os meses de janeiro a junho de 2021. Ainda é pouco; mas já é sinal de que a economia está ‘voltando a caminhar’…

Com este resultado – divulgado pelo Caged (Cadastro Geral do Emprego), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego – a cidade está entre as melhores colocações na geração de emprego, entre os maiores municípios da Região Metropolitana do Vale do Paraíba.

Ainda de acordo com o Caged, no mês de junho, Pinda teve saldo foi positivo em 84 novas vagas, com abertura de 1049 vagas e o fechamento de 965 postos de trabalho. Entre os municípios maiores, Pindamonhangaba (com um índice de 0,25) ficou à frente de cidades como Taubaté (0,21) e Jacareí (0,14), por exemplo.

O setor industrial responde por 45% das contratações com a geração de 511 novas vagas; seguido pelo ramo de serviços: com 310 novas vagas; comércio: com 242 vagas; ramo da construção civil: com 51 vagas e o setor agropecuário: com quatro novos empregos.

Mesmo com a pandemia, o município segue recebendo empreendimentos como: novo Shibata; Casa & Vídeo; Apaixonados por Quatro Patas, entre outras empresas e serviços.

Que não só Pindamonhangaba, mas toda a região e o País voltem a ter saldo positivo em geração e de emprego e renda. Que a economia volte a se estruturar, trazendo esperança e avanço real a todos nós brasileiros!