O Metaverso mudando nossa vida social

Metaverso é uma representação visual que simula uma realidade, semelhante ao que ocorre em vários jogos. Contudo, o metaverso faz isso de forma hiper-realista, a ponto de possibilitar experiências de imersão para o usuário.

Assim, é possível executar várias atividades da vida real, como estudar, trabalhar, fazer compras, ir a shows, ter vida social etc. Ou seja, muito além de os usuários serem observadores do que ocorre no virtual, eles têm uma participação extremamente ativa.

O termo surgiu em 1992 no livro fictício ‘‘Snow Crash’’, do autor Neal Stephenson.

A história retrata um personagem que tem uma personalidade na vida real e outra na virtual, chamada pelo autor de metaverso, ou avatar.

O funcionamento do metaverso foi especialmente importante nos períodos mais críticos da pandemia da covid-19. Afinal, para conter a transmissão do coronavírus, o contato virtual foi o mais seguro e recomendado.

Assim, ao utilizar o metaverso em videoconferências, por exemplo, os envolvidos podem ficar imersos no ambiente corporativo. Ou seja, eles circulam pelos corredores, interagem com os colegas de trabalho, têm intervalo no refeitório e muito mais. Logo, é possível trazer mais proximidade nas relações, cuja ausência poderia prejudicar o desempenho profissional.

Esse mesmo tipo de aplicação funciona na produção de conteúdo educacional e até de entretenimento.

Não se trata apenas mais de bater um papo no chat, assistir a uma live ou compartilhar vídeos e fotos, mas ter uma experiência de convívio de fato em outra dimensão. Pois essa transformação digital, que podemos classificar como um ‘novo marco’ na era da Internet, já está acontecendo e é certo que com a universalidade do 5G, vai revolucionar, mais uma vez, nossos conceitos sobre convergência e interatividade.

Para aqueles que dizem se tratar de apenas mais uma panaceia marqueteira com elementos de teoria evolutiva futurista, posso afirmar que vestígios do Metaverso já fazem parte do nosso ecossistema digital, mesmo sem nos darmos conta disso, e os próximos capítulos dessa história mudarão radicalmente a maneira como nos socializamos em todos os sentidos.

De qualquer forma, já foi dada a largada à corrida do ouro da inovação e muitas empresas já estão trabalhando para migrar ou implementar seus negócios nesse ambiente totalmente virtual. Pressa que pode ignorar protocolos de segurança necessários ao contexto da tecnologia.

Estamos na torcida para que as leis no universo digital evoluam e para que desenvolvedores, programadores e cientistas de dados obtenham êxito daqui até a oficialização do metaverso, para que a gente possa usufruir do mar de oportunidades que a inovação terá a nos oferecer.