Nossa Terra Nossa Gente : O “ROSÁRIO DAS LETRAS” DE BALTHAZAR DE GODOY MOREIRA

Onde está, em Balthazar de Godoy Moreira, as sementes do seu “rosáriodas letras”? Pois foi pesquisando a vida e a obra do “Príncipe dos Poetas Pindenses” que me ocorreu a pretensiosa indagação.

Em Balthazar, a pesquisa historiográficase quintuplica, pois, além do Balthazar poeta e escritor, temoso Balthazar artista, o Balthazar historiador, o Balthazar defensor da natureza, o Balthazar educador. Sobre o Balthazar estudante, professor, diretor, auxiliar e inspetor de ensino, descortino uma fresta de luz na sua consagrada atuação no magistério…

Em Pindamonhangaba, o menino Balthazar aprendeu as primeiras letrasno Externato Santo Antônio, de D. Elisa Monteiro, frequentando depois o Grupo Escolar da Barra Funda, em São Paulo, onde, em 1915, diplomou-se pela Escola Normal Primária e, em 1919, pela Escola Normal Secundária.
I

niciou a carreira de professor em Indaiatuba– SP, onde veio a conhecer a professora Elisa Diehl de Mello, com quem se casou em 1923, tendo dois meninos – Aricê e Roberto de Godoy Moreira, – que lhes concederam novenetos, bisnetos e tataranetos…

Balthazar foi diretor das escolas reunidas de Mirante, hoje Cabrália Paulista, então município de Piratininga. Em 1930, foi designado a organizar o ensino na recém-fundada Marília – SP, pondo a funcionar seu primeiro Grupo Escolar, o “Thomaz Antônio Gonzaga”, e, posteriormente, foi diretor do seu primeiro Ginásio e Instituto de Educação.

Balthazar também foi diretor dos grupos escolares “Meireles Reis”, em São Manoel; “Rangel Pestana”, em Amparo e “Ruy Barbosa”, em Caçapava. E, como auxiliar de inspeção, Balthazar criou dezenas de escolas rurais nos municípios de Gália, Bastos e Rancharia.

Em 1936, ele conquista o grande sonho: retorna à sua amada terra natal por remoção do cargo de diretor para o Grupo Escolar “Dr. Alfredo Pujol”. Em Pindamonhangaba, Balthazar de Godoy Moreira foi um grande criador de escolas, espalhando-as pelos mais distantes bairros rurais do município numa obra de imensurável significado para a alfabetização de crianças que não teriam acesso ao ensino primário caso não tivessem uma escola próxima de suas casas…

Balthazar de Godoy Moreira também exerceu o cargo de inspetor escolar em São José do Rio Preto, Taubaté e Pindamonhangaba, onde se aposentou em 1950.

Ao final de 30 anos de exercício no magistério estadual paulista, Balthazar de Godoy Moreira aposentou e, por onde passou, compartilhou as contas do seu “rosário das letras” com alunos, professores e colegas de profissão. Graças aos seus relevantes serviços, seu nome está inscrito no Panteão dos Pindamonhangabenses que enobreceram a Educação Brasileira.

Para honrar o diretor e fundador das primeiras escolas de Marília, o município do oeste paulista concedeu-lhe a louvável distinção de ser o patrono da Escola Estadual “Professor Balthazar de Godoy Moreira”, atualmente, destinada aos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Em Pindamonhangaba, o educador pindamonhangabense é o patrono da biblioteca da EE “Alfredo Pujol” e nome de um dos logradouros do Residencial Lessa, a Rua Balthazar de Godoy Moreira, e, para jamais ser esquecido como educador, clamo uma homenagemtardia e devida para honrar o seu “rosário das letras, neste altar”: ter não só o nome do célebre pindamonhangabense como patrono de uma escola do município como, também, em cada sala de aula desse prédio, ter estampado um dos magníficos sonetos que o poeta-educador dedicou à sua “Pinda” querida, como este que escolho para brindar os amigos leitores..

GRUPO ESCOLAR
Como Jesus outrora, esta mansão
Deixando vir a si os pequeninos,
Pela voz de seus mestres peregrinos
Deu-lhes, de todas, a melhor lição.

Almas primaveris, inda em botão,
Purificadas de hálitos divinos,
Entre o rumor das aulas e dos hinos,
Entreabriram-se aqui, em floração.

Pela existência afora recordando
Essa quadra feliz, este lugar
É para nós um templo venerando

Onde, anos a fio, sem cessar,
A Infância da cidade vem rezando
O rosário das letras, neste altar.