Observatório Social do Brasil apresenta programa de educação cidadã para escolas

Na segunda-feira (20), o Observatório Social do Brasil-Pindamonhangaba realizou uma reunião com diretores e professoras da rede municipal de ensino. O objetivo da reunião foi apresentar o Programa Observador Social Mirim, que será implementado em escolas selecionadas a partir de 3 de abril.

De acordo com a líder do Projeto de Educação Cidadã do OSB – Pinda, Marilena Reale Vieira, a reunião foi altamente produtiva e obteve uma resposta positiva dos diretores e professoras, que se mostraram entusiasmados com o programa. Ela acredita que esse programa irá trazer muitos benefícios para os alunos que serão atendidos. “É necessário muito empenho para educar. É mais fácil governar uma cidade ou um país do que educar uma criança, mas juntos e com muita dedicação e empenho, acredito que iremos colher bons frutos em mais um ano de projeto”, expressou Reale.

Para a gestora Regional da Secretaria de Educação de Pindamonhangaba, Maria Helena, esta parceria tem gerado bons frutos e contribuído muito para a educação dos alunos. “O programa chega às escolas com uma proposta que enriquece muito as aulas, apresentando conteúdos importantes e promovendo o verdadeiro conceito de cidadania para nossos alunos. Isso contribui significativamente para que nossas crianças tenham conhecimento e possam contribuir ativamente para suas comunidades”.
O Observador Social Mirim é um programa de apoio pedagógico e de complemento educacional nas áreas de educação fiscal e cidadania aplicado em escolas e que tem como público-alvo os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.

As crianças que participam do Programa Observador Social Mirim aprendem sobre a importância em cuidar e valorizar o bem público, a importância social dos tributos arrecadados pelo governo e a obrigação de converter os valores dos impostos em serviços de qualidade para a população, destacando que a qualidade do serviço será proporcional ao interesse da população em cuidar da boa aplicação desses recursos por parte do governo.

Durante o programa são abordados os seguintes temas: o que é e o que faz o Observatório Social; entendendo como funciona o Brasil: organização, poderes, direitos e deveres do cidadão; civismo e cidadania; educação fiscal (orçamento público, nota fiscal, produtos piratas e importância social dos tributos); a importância do voto consciente; corrupção e atitudes individuais corretas. Tudo por meio de uma revista e jogos pedagógicos, que atraem a atenção dos alunos, tornando os encontros agradáveis e produtivos.
Em Pindamonhangaba o programa teve início em 2021, com o apoio e patrocínio da empresa Gerdau, e beneficiou cerca de 150 alunos. Em 2022, o Observatório conseguiu dobrar o número de escolas atendidas e com isso cerca de 300 crianças foram beneficiadas.

Esse ano serão 8 escolas atendidas pelo Programa Observador Social Mirim. No primeiro semestre as escolas beneficiadas serão: Profª Maria Zara Miné; Dr. André Franco Montoro; Dulce Pedrosa Romeiro e Arthur de Andrade.

  • Divulgação.