Organizando a vida…

Começo de ano, mesmo hoje sendo 1º de fevereiro a gente tá no começo ainda..rs, é sempre uma boa época para organizar a vida. Segundo Marie Kondo, especialista em organização pessoal e tem um livro (“A Mágica da Arrumação”) e que até virou série na Netflix (A Magia do Dia a Dia), que diz que nossa organização se inicia pelo guarda-roupa.

E o foco dessa organização é a prática do desapego, tirar o que não faz sentindo mais para você e sua vida. A limpeza do guarda-roupa é também uma das etapas do processo de consultoria de estilo em que acordo com o estilo da pessoa, analisamos peça por peça, e isso inclui além das roupas, os sapatos, acessórios e bolsas também.

O objetivo desse processo é deixar o que de fato faz sentindo para o seu momento e o que você realmente usa. Afinal a gente tem que amar tudo que se tem dentro do guarda-roupa, porque ninguém ama uma peça com a qual não se sente bem, não é mesmo?

E para essa etapa existem 5 dicas que podem facilitar o processo e eu vou compartilhar com vocês!

1) Consigo montar pelo menos 3 looks com a mesma peça? Peça versátil é aquela que você faz pelo menos 3 looks diferentes com ela, um cenário ideal seria 5 mas eu vou ser boazinha. rs Quem nunca comprou uma roupa e depois percebeu que não tinha nada a ver com o resto do armário e acabou deixando a peça lá parada? Muitas vezes, na vitrine pode parecer lindo, mas se não funciona com o resto do seu guarda-roupa e na sua vida, não compre.

2) A peça está em bom estado? Eu sei que existem aquelas peças mais antigas e elas são tão confortáveis que parecem até um abraço na hora de vestir, né? Mas é muito importante entender que se ela tem furos, rasgos ou manchas, talvez seja hora de dar tchau.

3) A peça está de acordo com o meu estilo no momento? Nosso estilo muda ao longo da vida e muitas vezes uma peça que fez sentido e você super usou por um determinado momento, hoje não é mais assim. Então vale a análise, sincera, se aquela peça condiz ou não com seu momento atual.

4) Peças que você põe e tira toda vez é muito provável que não vá usar. Lembra que a gente tem que amar a peça? E se ainda tem dúvida, testa ela em alguns looks e se elas não funcionarem nem assim, pode dar tchau!

5) Peças que você não usa há 6 meses, você não vai usar mais! Claro que existem exceções e tem aquelas peças pontuais que usamos só em 1 estação, mas se dentro desse período você não usou a peça, pode dar tchau também. Com certeza chegaram coisas novas e sempre damos prioridade para as novidades.

6) Tudo que não serve mais (no corpo e na vida)… Às vezes nos apegamos e deixamos determinada peça para um futuro, quando chegar a tal peso, quando acontecer tal coisa… Mas se pararmos para pensar, quando chegarmos à uma determinada meta, nosso estilo também vai ter mudado e é muito provável que a peça não faça mais sentindo. A gente tem que viver o agora.

E depois que finalizar você pode doa, fazer um brechó, repassar para alguém. E indico fazer isso logo após o desapego, se não, você pode acabar indo fuçar a sacola e pegando várias peças de novo! A sensação depois é libertadora e abre espaço para novas peças que façam mais sentido. É difícil para as apegadas, mas vale a pena, depois vira um hábito e cada vez fica mais fácil.