Os maus hábitos que afetam a visão

Ficar muito tempo no computador, ler em movimento, não usar óculos de sol ou adiar a visita ao médico oftalmologista podem ser sinais de maus hábitos comportamentais que adotamos no cotidiano e que nem imaginamos prejudicar os nossos olhos. Um exemplo, quando estamos em frente ao monitor, piscamos menos os olhos, os deixando mais secos.

A visão é um sentido primordial para as nossas atividades do dia a dia e infelizmente no Brasil, não se tem o hábito de cuidar da saúde ocular. Dados do Ibope de 2022 mostram que um terço da população acima de 16 anos nunca foi ao oftalmologista e apenas 18% das pessoas entrevistadas foram ao especialista apenas uma vez. A falta de conhecimento relativo a doenças que causam cegueira, como glaucoma, é muito elevada. Em torno de 48% dos entrevistados que ouviram falar da doença, desconhecem completamente ou são incapazes de distinguir quais são os fatores de risco.

Ter acesso a informações sobre saúde é uma questão de prevenção. Daniella Limongi, oftalmologista especialista em retina, do Sesc Saúde Visão ressalta que “é uma estatística triste para nossa realidade que esses adolescentes nunca tiveram acesso à saúde ocular. Primeiramente precisamos melhorar a nossa saúde pública em nível primário, através da educação em saúde, segundo orientar quanto a essas doenças, porque o glaucoma é uma doença grave e a primeira causa de cegueira irreversível, precisamos ter cuidado, porém nessa faixa etária nos preocupamos mais com outras doenças que também podem trazer prejuízo”.

A médica complementa que identificar a doença é difícil, pois o glaucoma provoca uma perda gradual periférica da visão e o paciente na maioria das vezes não percebe, quando se dá conta a doença já teve muitos anos de evolução, por isso é necessária a prevenção com visitas regulares ao oftalmologista.

É fundamental cuidar da saúde dos olhos
Fazer uma pausa a cada 20 minutos no computador. E um check-up regular aos olhos. Forçar a vista para enxergar no escuro ou em movimento. Podem nos levar à fadiga ocular. Estes cuidados nos ajudam a corrigir os maus hábitos que prejudicam a visão. Os olhos quando submetidos a grandes esforços, podem se cansar, assim como o restante do corpo, buscar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, higiene adequada e exames preventivos, fazem bem à saúde dos olhos.

Alguns hábitos podem causar mal à visão com ler em ambientes escuros que além de forçar a concentração “cansa” o sistema de foco dos olhos, gerando ardência, lacrimejamento, dor de cabeça, oscilação da visão e olhos vermelhos. Para a médica oftalmologista Daniella Limongi do Sesc Saúde Visão, programas de prevenção como o oferecido pela instituição fazem toda a diferença na prevenção ocular e manutenção da saúde dos olhos.

Segundo a profissional o ideal para manter a saúde ocular é fechar e abrir os olhos por algum tempo e depois olhar para longe, pelo menos seis metros à frente vai ajudar no relaxamento do órgão. Isso porque quando os olhos não focam em nada por algum tempo, tendem a relaxar.

O que devemos evitar:
Dormir com as lentes de contato,usar colírio sem prescrição médica,usar óculos sem controle de qualidade (as lentes devem ser conferidas pelo médico), ler em movimento, mexer nos olhos sem lavar as mãos, tomar banho com lentes de contato, não corrigir o grau dos óculos com frequência, é preciso verificar o grau da lente pelo menos uma vez por ano.

  • Reprodução /Internet