Editorial : ‘Outubro Rosa’: informação, prevenção e acolhimento
Outubro já se tornou conhecido mundialmente como um mês marcado por atividades e ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.
O “Outubro Rosa” – celebrado anualmente desde os anos 90 – firmou-se como um dos principais movimentos que buscam compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer do colo do útero.
O intuito principal da campanha é promover a conscientização sobre essas doenças; permitindo assim, maior acesso aos serviços de diagnóstico – o que leva a redução da mortalidade; além da qualidade de vida dos diagnosticados.
A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando neste mês de outubro, diversas palestras em alusão ao “Outubro Rosa” e, na última segunda-feira, dia 10 de outubro, a população do PSF Maricá recebeu uma palestra com a temática.
Anteriormente, na sexta-feira (7), o encontro já havia ocorrido no centro comunitário do Azeredo, com várias atividades, além da palestra informativa sobre prevenção do câncer de mama, colo do útero e ações de bem-estar.
Segundo especialistas, o câncer de mama é o tipo mais frequente na mulher brasileira. Mas o diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acolhimento são fundamentais para a qualidade de vida dessas mulheres. Para mastologistas, “a detecção precoce – que significa diagnosticar a doença o mais cedo possível, identificando casos iniciais – pode aumentar as chances de cura e diminuir a agressividade do tratamento”.