Pacientes do Caps visitam exposição no shopping Pátio Pinda

Nessa segunda-feira, 9, os pacientes do Caps (Centro de Atenção Psicossocial) visitaram a exposição artística intitulada “De Perto Ninguém é Normal” – que está no shopping Pátio Pinda (em frente à Riachuelo).

A exposição faz parte da campanha pela Saúde Mental e Luta Antimanicomial, realizada pela Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, que luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais, e vai até dia 16 de maio. Nesta terça-feira foi a vez dos pacientes do Caps Infantil também visitarem os trabalhos expostos.

A exposição conta com trabalhos artísticos produzidos por pacientes dos três Caps, que utilizam arte como parte do tratamento, em oficinas terapêuticas em parceria com terapeutas do Cpic (Centro de Práticas Integrativas e Complementares).

No dia 18, quando se comemora o ‘Dia da Luta Antimanicomial’, haverá Noite Cultural, com exposição de arte e roda de conversa, às 18h30, com entrada franca, aberto a todos os interessados pelo tema, na Fasc (Faculdade Santa Cecília), situada na praça Barão do Rio Branco, 59, Centro.

A Luta Antimanicomial é marcada pelo combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental em nome de pretensos tratamentos, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental.

“Antigamente, pessoas com transtornos mentais eram colocadas nos manicômios, onde permaneciam até a morte e eram tratadas sem dignidade alguma. Com o passar do tempo, foi descoberto que com o tratamento adequado, pessoas com transtornos mentais severos conseguem se desenvolver e melhorar suas condições, e por meio da arte, há uma melhora expressiva nos seus quadros clínicos”, explica a articuladora de Saúde Mental da Prefeitura de Pindamonhangaba, Caroline Alen Rosolem.

  • Divulgação Exposição conta com trabalhos produzidos por pacientes dos Caps, que utilizam arte como parte do tratamento em oficinas terapêuticas