Pacientes elogiam novo serviço de hemodiálise em Pinda

Os pacientes que fazem tratamento nefrológico com sessões de hemodiálise pelo SUS em Pindamonhangaba elogiaram a troca da empresa responsável pelo serviço, que está sob responsabilidade da Santa Clara.

O setor de hemodiálise faz parte do pacote de serviços que a Prefeitura de Pindamonhangaba contrata a Santa Casa de Misericórdia para execução. A Santa Casa, por sua vez, contrata uma empresa terceirizada para a realização dos serviços de hemodiálise. Desde o dia 29 de agosto, quem opera o serviço para pacientes do SUS – Sistema Único de Saúde – em Pindamonhangaba é a Secretaria de Saúde, por meio da empresa Santa Clara.

A enfermeira responsável pelo Grupo Santa Clara, Rosiane Lacerda, disse que cada sessão dura entre 3h30 e 4 horas – por isso a necessidade de poltronas muito confortáveis e ergonômicas.
Alguns pacientes destacam a substituição dos equipamentos, outros estão gostando dos cuidados que recebem dos profissionais.

A paciente, Aretuza Cristina Antunes Coelho, fez um elogio em rede social. De acordo com ela, quando a antiga empresa anunciou eu iria deixar o serviço, muitos munícipes ficaram preocupados. No entanto, com a chegada da nova empresa, ela percebeu grandes mudanças. “Agora, graças a Deus, temos um médico anjo da guarda administrando a clínica, que é o Dr. Francisco. Está tudo uma beleza. Estão trocando tudo por equipamentos novos, poltronas, tudo sendo reformado”.

A secretária de Saúde, Ana Claudia Macedo, explicou que, desde a comunicação de desistência do serviço, por parte da Nefrovale, o prefeito Isael Domingues, tem se desdobrado junto com a equipe da Saúde e da Santa Casa para achar uma solução. “Dr. Isael nos ligava todo dia para acompanhar o andamento da situação, realizava reuniões periódicas se envolvendo nesta questão. E tivemos uma ação muito rápida e eficiente da Santa Casa para conseguir um novo prestador de serviço. Na ocasião, definimos que a Santa Casa contrataria outra empresa ou ela mesma assumiria o serviço. E deu tudo certo”, destacou Ana Claudia.

O diretor administrativo da Santa Casa, Luciano Nascimento, ressaltou o empenho da equipe da Santa Casa e a parceira com a Prefeitura. “Conversamos com a Ana e com o prefeito Isael, que eles podiam ficar tranquilos porque os pacientes não seriam prejudicados. Hoje está aí. Uma nova empresa, prestando um grande serviço para a população de Pinda”.
Isael Domingues ressaltou que o mais importante era a garantia dos serviços à população. “Temos 149 pacientes que dependem de hemodiálise em Pinda pelo SUS. Nossa meta era primeiramente conseguir uma empresa de qualidade para isso. Depois, que pudéssemos melhorar o serviço oferecido. Conseguimos as duas coisas. Santa Casa, Santa Clara e equipe da Saúde estão de parabéns pelo serviço que realizam para os pacientes”, afirmou o prefeito.
Mais sobre o serviço

Assim que assumiu o serviço, a Santa Clara iniciou a substituição de todos os equipamentos da clínica de hemodiálise. Além de novas máquinas de hemodiálise, todas novas e mais modernas, a empresa também trocou todas as poltronas, as cadeiras de rodas, os demais equipamentos, tanques de oxigênio, caixas para seringas e medicamentos, utensílios de cozinha, além de móveis de escritórios. O processo de substituição ainda está em andamento, o que deve terminar nos próximos dias, deixando a clínica de hemodiálise ainda melhor para os pacientes.

Atualmente são 149 pacientes e a equipe responsável pelo serviço conta com cerca de 40 profissionais, entre médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, além de funcionários nas áreas de alimentação, administração e higiene, segundo a enfermeira Rosiane Lacerda.

São 30 pontos de hemodiálise, 22 em uma sala e oito em outra. Por dia são realizados três turnos de hemodiálise, com duração de cerca de 4 horas: das 6 às 10 horas, das 11 às 15 horas e das 16 às 20 horas. As sessões ocorrem de segunda a sábado e, em média, cada paciente faz três sessões por semana.

Os pacientes com sorologia positiva ou outras doenças infectocontagiosas ainda recebem cuidados especiais e todos os meses ainda há análise de laboratório do sangue de todos os pacientes.
Antes de iniciar os trabalhos, a Santa Clara passou por um período de transição juntamente com a Nefrovale – antiga prestadora do serviço.

  • Para Elizabete Rodrigues Soares, moradora do Crispim, que faz hemodiálise há três anos, uma das mudanças mais significativas foi a substituição das poltronas. “A nova poltrona é muito macia, aconchegante. Me sinto muito confortável durante as sessões”.
  • Assim como Dona Elizabete, a moradora do Cidade Jardim, Karina de Fátima Santos Corrêa Ribeiro, também elogiou o novo serviço. Para Karina, “o melhor de tudo é a nova equipe. Gostava da equipe anterior, mas essa nova está ótima. Os funcionários são muito atenciosos, carinhosos, nos incentivam com palavras positivas, estão motivados. O acolhimento está mais próximo dos pacientes, está mais humano. Me sinto muito melhor”.
  • Divulgação
  • Divulgação