Palacete recebe mesa redonda do Iphan

Colaborou com o texto: Jennifer Gonçalves
***
Neste sábado (24), irá acontecer uma roda de conversa sobre os patrimônios históricos e culturais de Pindamonhangaba, no Palacete 10 de julho, durante os períodos da manhã e tarde, com visita ao museu.
A roda de conversa passará por toda a região do Vale do Paraíba, e Pinda é a terceira cidade eleita para sediar. Sendo que a primeira foi São Luiz do Paraitinga e a segunda, Paraibuna. O projeto é uma iniciativa do Iphan-SP em parceria com o Departamento de Turismo da Prefeitura.
O evento será ministrado pelo representante do Iphan na região, André Bazzanella, que pretende consolidar o Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba. “A ideia do evento é criar uma rede com parceiros, entidades e faculdades para propor projetos que ajudem no planejamento do patrimônio cultural e meio ambiente da região”, completa.
Haverá um circuito de palestras com estudos acadêmicos sobre o município e são apenas 50 vagas disponíveis. Para participar é necessário se inscrever enviando um e-mail para museuzecaramez@gmail.com. A roda de conversa é gratuita e aberta ao público.

 

Programação

9h – Abertura dia 24 de junho de 2017
André Bazzanella (Iphan-SP) e José Caramez (Departamento de Patrimônio Histórico de Pindamonhangaba) Palacete 10 de julho, Pindamonhangaba. rua Dep. Claro César, 33, Centro, Pindamonhangaba
9h30 – Apresentação do Centro de Memória de Pindamonhangaba Juliana Vasques
10h – Café
10h30 – Paisagem e Identidade Dra. Valéria Regina Zanetti – UNIVAP
11h30 – Debate
12h – Visita ao Museu da Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina
13h – Almoço
14h30 – O Observatório da Região Metropolitana do Vale do Paraíba Dra. Cilene Gomes – Univap
15h30 – Café
16h – Várzea do Rio Paraíba do Sul: ecologia, paisagem agroindustrial e sua arquitetura Dr. Ademir Pereira dos Santos, Me. Raphael Amaral, Dr. Ademir Fernando Morelli – Unitau
17h – Debate e encaminhamentos