Palestras sobre astronomia encantam o público de Pindamonhangaba
Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a CSI TBTx, realizou a primeira atividade de observação meteorológica dia 5 de outubro, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina.
Dezenas de pessoas participaram da iniciativa, que contou com apresentação da equipe CSI TBTx e do NameExoWorlds, além de aulas temáticas. O público ficou fascinado pelo tema e aprovou a iniciativa.
Na miniaula sobre astronomia, o tema foi “estrelas e planetas”, com explicações de Viviane Salvador Alves sobre como é o ciclo de vida das estrelas, como será o fim do Sol e como se detectam planetas fora do sistema solar, os exoplanetas. “Ao fim, devido às más condições meteorológicas, ao invés de observação presencial do céu noturno, fizemos uma observação virtual, explicando o que significa constelações do zodíaco, mostrando efeitos do movimento do sol e planetas ao longo do ano e fenômenos como trânsito planetário e eclipses”, explicou.
Na mini palestra sobre dicas de astrofotografia, com Rafael Rodrigues Cunha, foram apresentadas as modalidades de câmera fixa para céu noturno, captura de galáxias e objetos de céu profundo, além de mostrar sobre fotografia de planetas e luas. Além disso, a astrofotografia foi incentivada com as fotos premiadas do Astronomy Picture of the Day, da NASA. Ainda houve conceitos básicos de fotografia e suas peculiaridades para fotografar objetos distantes e como localizar tais corpos noturnos com o software Stellarium.
O evento ainda contou com palestra sobre astrobiologia, com Fernando Pereira Maiello, com abordagem de assuntos relacionados com o tema para explicar como a vida surgiu e se desenvolveu no planeta Terra, qual é o futuro e onde mais pode haver vida. Para isso, a aula temática buscou explicar conceitos como zona de habitabilidade, bioquímica, darwinismo, características dos organismos vivos, organismos extremófilos, entre outros assuntos.
O ato também possibilitou uma atividade prática de observação de tardígrados, um organismo extremófilo, resistente a viagens espaciais, facilmente encontrado no planeta Terra.
O público ficou bastante entusiasmado com o evento e a Secretaria de Cultura e Turismo informou que continuará buscando parceiros para nova ação com este tema. “Foi um sucesso absoluto de público, que compareceu em peso, se interessou pelo tema e foi muito participativo durante a noite”, avaliou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.