Papo Reto com Alexandre Pereira Costa

A coluna Papo Reto desta edição traz o jornalista Alexandre Pereira Costa, conhecido como Alexandre Pió, secretário adjunto da Secretaria de Governo e Serviços Públicos da Prefeitura de Pindamonhangaba. Atualmente é o responsável – com toda sua equipe – pela comunicação institucional do município. Graduado em Jornalismo pela Universidade de Taubaté, em 1996. Atua no serviço público há 13 anos tendo sido Vereador (1997/2004), Assessor de Imprensa da Câmara de Vereadores de Pindamonhangaba (2005/2008) e Assessor de Imprensa do Codivap (2005/2006). Na iniciativa privada atuou como Gerente Geral da Associação Atlética Ferroviária (2010/2019).
Em 2019, retornou à iniciativa pública.

TN – Quais são os principais objetivos da sua secretaria?
A Secretaria de Governo e Serviços Públicos é muito complexa e tem ampla atuação na cidade. Sob a liderança do vice-prefeito Ricardo Piorino, a pasta atua frente às demandas de zeladoria urbana e rural, iluminação e limpeza pública, ações de drenagem e pavimentação asfáltica, gestão de terminais rodoviários e cemitérios, além de toda gestão da comunicação institucional da Prefeitura, minha responsabilidade direta.

TN – Quais as estratégias que estão sendo adotadas para promover a transparência e o acesso à informação na administração municipal?
A principal estratégia é a modernização. Essa tem sido a marca da gestão Dr. Isael e todo o acesso à informação tem sido dinamizado, para que a população tenha facilidade neste acesso. Todas as áreas de governo estão passando por essa transformação e inclusive nos próximos dias estaremos lançando o aplicativo oficial da gestão municipal com todo acesso aos serviços, sendo realizado de forma muito prática e eficiente.

TN – Como o departamento de comunicação está utilizando as mídias sociais e outras plataformas digitais para se comunicar com os cidadãos?
A Comunicação da Prefeitura vem utilizando todas as ferramentas para que a informação chegue da melhor forma aos munícipes. Desde panfleto, carro de som, outdoor até as redes sociais digitais, através de vídeos e imagens que possam democratizar as informações. Melhoramos a gestão dos recursos para que esse trabalho seja realizado da melhor forma e contamos com uma agência de publicidade que nos dá toda assessoria e orientação.

TN – Quais são os principais desafios enfrentados pela secretaria na divulgação das ações e projetos da prefeitura?
Somos uma equipe reduzida em número de servidores e até espaço físico. Mas estamos contando com o apoio do prefeito Dr. Isael e do vice Piorino para vencer esses desafios e temos a expectativa de ampliar o número de profissionais com o novo concurso público. Isso dará novo fôlego e mais qualidade para as ações da comunicação institucional.

TN – Como a secretaria envolve os cidadãos na tomada de decisões e na elaboração de políticas públicas?
Essa é a grande ação que toda Prefeitura deve priorizar e em nossa cidade buscamos isso como regra básica. Quem ouve mais, erra menos e acerta mais. Por isso, ouvir a população é primordial e hoje com a tecnologia que temos a nosso favor e Pindamonhangaba sendo certificada como “Cidade Inteligente”, nossas tomadas de decisões são baseadas nessas ferramentas. Aqui os empresários conversam, têm acesso a números e dados que possibilitam direcionar seus investimentos de forma correta. Temos E Ouve e o protocolo 1 Doc, onde a população tem vez e voz e as ações acontecem seguindo as manifestações da população. O aplicativo da Ouvidoria a- quando foi implantado – atendia 8 mil munícipes e agora vamos bater o atendimento de 12 mil usuários.

TN – Quais são as iniciativas em andamento para promover a imagem da cidade e atrair investimentos para Pindamonhangaba?
A principal iniciativa é transmitir a mensagem de que Pindamonhangaba mudou. Tornou-se uma cidade humana, moderna e inteligente. No próximo mês de julho Pinda completa 318 anos e estamos organizando uma campanha publicitária neste sentido. Vamos apresentar ainda neste ano um material, revista e vídeo institucional, para vender nossa cidade a investidores locais e estrangeiros. Ou seja, todo dia essa é a nossa missão: mostrar que somos uma cidade com 170 mil habitantes, que tem demandas e desafios como todas, mas que vem sendo trabalhada para ser transformada num local seguro, agradável para se viver, bem cuidado, com serviços públicos de qualidade e com ações atrativas no esporte, turismo e cultura. Resgatar o orgulho e o amor de quem vive aqui e fazer quem vem de fora se apaixonar e investir aqui.

  • Divulgação.