Papo reto com Everton Chinaqui

Às vésperas do início da 65ª edição dos Jogos Regionais, que serão realizados de 2 a 12 de julho em Pindamonhangaba, o município se fortalece como uma cidade que vem incentivando a prática de esportes de uma forma geral: das categorias de base ao alto rendimento.

Na edição de hoje, o entrevistado é o secretário de Esporte e Lazer, Everton Chinaqui, que faz um balanço do trabalho e das conquistas na área de esportes.

TN – Inicialmente, qual o segredo para a prática de esportes em inúmeras modalidades e categorias?
O segredo é o trabalho e união de toda uma equipe comprometida com o esporte da cidade. É gente de todas as modalidades dando o seu melhor e fazendo o que ama. Somos movidos pela qualidade de vida e transformação social por meio do esporte, estamos conectados e em sintonia com esse propósito.

TN – Quais são os principais projetos e iniciativas da Secretaria de Esporte de Pindamonhangaba para promover a prática esportiva na cidade?
No geral temos 3 grandes eixos na cidade: a Escola de Esportes, que abrange desde o primeiro contato da criança com o esporte até os adolescentes que queiram aprender os fundamentos da modalidade. O treinamento, que são todas as equipes de competição que representam Pindamonhangaba durante a temporada. E a Melhor Idade, que por meio do Departamento de Lazer também possui atividades direcionadas pra essa idade, com possibilidade de competições também, como o Jomi.

TN – Como a Secretaria de Esporte de Pindamonhangaba tem incentivado a participação de crianças e jovens em atividades esportivas?
Temos ampliado as vagas nas escolas de esportes, buscamos novas modalidades e incentivamos o intercâmbio entre nossos alunos por meio dos festivais de avaliação.

TN – Quais são as principais parcerias e programas desenvolvidos pela Secretaria de Esporte de Pindamonhangaba com clubes, associações e escolas da região?
Temos o Futebol em parceria com a Ferroviária, o Bola Mágica, além do FAEP (Fundo de Apoio Esportivo de Pindamonhangaba) que destina bolsas de estudo aos atletas para cursarem uma faculdade, por meio de critérios definidos pelo Departamento de Esportes.

TN – Como a Secretaria de Pindamonhangaba tem buscado promover a inclusão de pessoas com deficiência nas atividades esportivas da cidade?
Nós já trabalhamos com a categoria PCD (pessoas com deficiência) na Natação e no Atletismo, que inclusive também está nos Jogos Regionais e nós já temos atletas PCD medalhistas nas modalidades. O atleta que tiver interesse deve entrar em contato com o técnico e marcar uma avaliação física, como qualquer outra modalidade, onde será avaliado o nível desse atleta e se está apto a competir, sendo encaixado no treinamento de forma adaptada, conforme sua prova.

TN – Quais são os planos futuros da Secretaria de Esporte de Pindamonhangaba para ampliar a infraestrutura esportiva na cidade e fomentar a prática de diferentes modalidades
Estamos sempre buscando recursos e parcerias com o Estado e Governo Federal, a fim de reformar os espaços esportivos, fazer ampliações e construir novos espaços. O CIE no Crispim, por exemplo, foi fruto de convênio com o Governo Federal, e agora é uma realidade em Pinda. Temos outros projetos em andamento e dando tudo certo, nós poderemos divulgar e compartilhar com a população.

  • Divulgação.
  • Divulgação.