Papo reto com Júlio Piorino

O Papo Reto de hoje é com o presidente reeleito da Associação Atlética Ferroviária, Júlio Piorino. Formado em (TI)Tecnologia da Informação com Ênfase em Administração de Empresas pela UNITAU e pós Graduado no ITA, Júlio atualmente é programador de manutenção no setor administrativo da Engenharia Novelis. É associado ao clube a mais de 20 anos.

Júlio é casado com Carla Cristiane Silva e tem duas filhas: Ana Júlia e Helena Louise.

TN – Quais foram as principais realizações do seu mandato anterior como presidente da Ferroviária?
Júlio Piorino – Inicialmente quero dizer que é um grande prazer estar sendo entrevistado por esse meio de comunicação centenário, um jornal de respeito em nossa cidade e no país pela sua longa história de amor à imprensa. A minha maior realização no último mandato foi ter conseguido que o clube voltasse a ter calor humano, pois a pandemia interrompeu a maior alegria do clube: as pessoas se encontrando, se divertindo juntas, e hoje temos novamente esse clima de confraternização. Passamos de um número de 300 sócios durante a pandemia para quase 10.000 recentemente. Em termos de realizações físicas, construímos o banheiro família, a arena Novo Tempo com atividades de lutas e crossfit, iniciamos e já está em fase final a nova arena de artes marciais, além de vários investimentos em equipamentos para todas as atividades. Também investimos muito no ser humano, nossos atletas estão em sua melhor fase em diversas modalidades, hoje temos 25 atividades diferentes para o sócio.

TN – Quais são os principais desafios que você pretende enfrentar durante seu novo mandato?
Júlio Piorino – Hoje nosso maior desafio é continuar nesse ritmo de crescimento e modernização, e como citamos na resposta anterior, aumentar o canal de comunicação com o sócio. No mandato que estamos encerrando tivemos um grande conquista implantando a ouvidoria do clube, que resultou em muitas melhorias no atendimento. Outro desafio é ampliar a rede de parceiros do clube e poder oferecer mais benefícios aos sócios.
Não deixando de continuar o projeto de expansão do clube. Temos o desafio também do estacionamento devido o número de veículos dos sócios, principalmente nos horários da manhã entre 6h e 11h, e depois das 17h às 22h quando o clube tem ocupado praticamente todas as ruas da redondeza ou ao redor do clube, e lembrando que têm mais obras tem mais surpresas pela frente para o associado.

TN – Quais são as prioridades em relação ao desenvolvimento das diversas atividades oferecidas pelo clube?
Júlio Piorino – Aplicação é a palavra de ordem deste segundo mandato. Como presidente do clube, conversando muito com o vice-presidente José Cabral e após muita conversa com sócios, sentimos a necessidade de aumentar espaços para algumas modalidades. Por exemplo, a academia precisa ser ampliada, também temos um projeto de ampliação na área de dança, especificamente na modalidade dança de salão, e realizaremos uma grande obra para abrigar essa belíssima e saudável arte. Estamos também com outro projeto pronto para ser executado em breve, que é a ampliação do crossfit e também uma área especial para as atividades de artes marciais, que precisava de um espaço maior e mais voltado para essa atividade, então construímos a obra que será inaugurada no dia 13 de maio próximo.
Entendemos que o crossfit ou cross trainer precisava também de um espaço maior, e para nossa alegria, com a inauguração em breve da nova arena de lutas, o crossfit praticamente terá dobrado o espaço para as suas atividades. Com isso poderá receber mais alunos com maior conforto, e provavelmente em breve teremos a maior arena de Cross e também o maior espaço para lutas do vale do Paraíba.

TN– Como o clube trabalha para garantir a acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência em suas atividades?
Júlio Piorino – Interessante essa pergunta, porque na verdade trabalhar com a inclusão é algo primordial e gratificante. Na semana passada tivemos a prova disso no evento da modalidade Capoeira, testemunhamos a evolução de uma aluna autista que conseguiu atingir níveis de excelência realizando duas estrelas. E nos emociona sentir que esse resultado é fruto de um trabalho que está apenas iniciando, mas que nós da diretoria, juntamente com o nosso professores, vamos tornar o clube referência na inclusão de pessoas com deficiência. Esse ato eu acredito que foi um início de um projeto que vamos olhar com muita responsabilidade e muito carinho para que nosso associado portador de deficiência possa frequentar a Ferroviária com o melhor com o melhor equipamento voltado para atender esta necessidade. Vamos sim estudar com muito carinho e melhorar este serviço.
Pretendemos ampliar a grade de atividades para natação, basquete em cadeira de rodas, dança adaptada, yoga artes marciais, futebol de campo e futebol de salão, entre outros. Não é um projeto a curto prazo, mas está na nossa lista de realizações e sabemos que é possível fazer. Hoje temos a realidade da paraolimpíada que pode nos passar experiências e informações para atender essas pessoas que precisam também estar em forma, com saúde, diminuição de peso, estar inseridas socialmente podendo praticar e vivenciar a autoestima. E ainda propiciar o conhecimento e a consciência do seu corpo por meio da descontração e criatividade, e principalmente oferecer momentos de lazer, principal função do nosso clube, e lembrar que aqui na Ferroviária todos são especiais.

TN – Qual é o papel do clube na promoção do esporte e da atividade física na comunidade local e como você pretende ampliar esse papel?
Júlio Piorino – Essa pergunta remete apenas a uma resposta: Essa é nossa principal responsabilidade quando o clube completa 93 anos de história. Temos que manter viva essa tradição lembrando que nossa atividade esportiva e sociocultural está a todo vapor.
A Associação Atlética Atlética Ferroviária nasceu com a missão de entretenimento dos funcionários das Estradas de Ferro Campos do Jordão e Central do Brasil por meio do futebol, que depois se tornou profissional e disputou o Campeonato Paulista da 3ª e 2ª Divisão de 1954 a 1961 levando o nome de Pindamonhangaba para todo o Estado de São Paulo.
Na atualidade o clube voltou a ser destaque nos cenários estadual e nacional com equipe disputando, em parceria com Pinda SC e apoio da Semelp, o Campeonato Paulista de Futebol Feminino e também o Brasileirão Série A3 feminino. Nossas equipes de futebol de base (Sub 13 a Sub 17) têm se destacado em competições estaduais da Liga Paulista de Futebol.
Em âmbito municipal, disputamos e conquistamos diversos títulos nas categorias de futebol Sub 11, Sub 13, Senior 35 e Quarentão. Tempos a famosa a ”Baixada”, grupo de ex-atletas que há muitos anos se reúnem no Estádio Dr. Antonio Pinheiro Junior para animadas partidas seguidas da confraternização chamada “Terceiro Tempo”. E o campo de Futebol Society ao lado da sede social, onde veteranos “batem bola” e se confraternizam semanalmente e são ministradas aulas de futebol feminino pelo professor Guto Vinhas, coordenador da Academia.
E o clube mantém, no estádio de futebol, importante projeto social com as escolinhas de futebol que já revelaram grandes craques para o esporte nacional. E escolinha também de Futsal e Malha.
No Futsal também estamos fazendo história, disputando em várias categorias as principais competições estaduais, entre elas a Copa da Liga Paulista e o Campeonato Paulista Principal da Federação contra grandes clubes como Corinthians, São Paulo, Palmeiras, São Bernardo e outros. E também no município, estamos realizando em parceria com a Liga Municipal, a Copa Ferroviária de Futsal, com o objetivo de oferecer oportunidade ao surgimento de novos talentos em todos os bairros.
O time de Malha da Ferroviária é um dos melhores do país, e a prova disso é a conquista do bicampeonato brasileiro (Taça Brasil) em 2019 e 2022, além de brilhantes participações em Jogos Abertos e Regionais (parceria com a SemelP e outras competições.
Nossa Gestão Novo Tempo apoia ainda outras modalidades de competições que trazem muitas conquistas para o clube e o município: Equipe de Natação Aqua 10 (competições em águas abertas), Equipe de Ciclismo Pedal 10, equipe de competição de Cross Fit, Capoeira e Judô, e ainda esportistas de outras atividades que participam de competições em diversos níveis.
Importante lembrar que o Paulistão e Brasileirão feminino, além dos jogos de Futsal e partidas importantes do futebol local, são transmitidas ao vivo pelo canal YouTube da Ferroviária, levando a Ferroviária e nossa cidade a qualquer lugar do mundo. A pessoa pode acompanhar ao vivo os esportes e demais eventos da Ferroviária, ou acessar a qualquer momento, tudo que ocorre no clube pode ser visto no canal, segue o link:
https://www.youtube.com/@ferroviarianovotempo
Além disso, estamos com um projeto de expansão das atividades físicas aproveitando nossos espaços e nosso conhecimento dentro dessas categorias para ampliar a força do esporte em todos os níveis de idade dentro do clube. Assim pretendemos incentivar nossas crianças à prática da competição saudável porque sabemos que o mundo nos dias de hoje é uma verdadeira competição, então vamos investir muito mais por meio de parcerias com as empresas privadas utilizando mecanismos e leis que apontam essas iniciativas. E buscar incentivar em todos os alunos, atletas, competidores, principalmente o respeito aos adversários, entendendo que esporte é competição onde em um dia se ganha, no outro se perde e todos somos seres humanos buscando o mesmo objetivo: a perfeição, seja no esporte, na profissão e principalmente como seres humanos!

TN – Quais são suas expectativas para o futuro do clube e como você pretende torná-lo ainda mais atrativo e relevante para a comunidade?
Júlio Piorino – Temos muito sonhos para este clube e mais ainda para os sócios que acreditam nessa instituição. Quero aqui agradecer a todos que mensalmente, através da mensalidade, mantém esta ideia e mais do que isso, mantém vivo ainda hoje, o sonho daqueles funcionários de 93 anos atrás, no aniversário de 93 anos do clube. Podemos dizer esse sonho se tornou mais que realidade porque prédio é só cimento em cima de cimento, o mais importante é manter pessoas conectadas, a principal gratificação e objetivo daqueles amigos que há 93 anos começaram essa ideia eram que, depois do trabalho, eles pudessem bater bola, conversar, falar suas opiniões e dar risada tomando uma cerveja porque no dia seguinte teriam mais serviço pela frente. hoje são 10 mil associados fazendo o mesmo depois do trabalho, cuidando da saúde, torcendo pelo time da Ferroviária, se divertindo, sorrindo. O clube é mais do que prédio, são as pessoas que frequentam esse prédio