Papo reto com Ricardo Flores

Nosso Papo Reto de hoje traz uma entrevista com Ricardo Flores, secretário adjunto de Turismo e Cultura da Prefeitura de Pindamonhangaba.
Graduado em Tecnologia em Marketing e MBA em Gestão de Pessoas pela Anhanguera Educacional, finalizando a Faculdade de Turismo pela Uninter. Sempre envolvido na área de esportes, lazer, marketing e eventos, leva estes recursos para a vida profissional nas formas de expressão, facilidade de trabalhar em grupos, bom relacionamento com as pessoas, responsabilidade e espírito de liderança. Paixão por novas experiências na área de comunicação, cultura, turismo, educação, esportes e eventos. Está na Prefeitura de Pindamonhangaba desde 2017, atuou como coordenador de Eventos, Assessor e Secretário Adjunto de Habitação.

TN – Qual é a estratégia do seu departamento para aumentar o número de turistas da região?
Ricardo Flores – Primeiramente gostaria de agradecer a oportunidade de falar um pouco sobre o trabalho que realizamos na Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura. Desde o início da gestão Dr. Isael, nossas ações são todas planejadas para desenvolver uma estrutura turística na cidade para receber esses visitantes, pois de nada adiantaria atrair turistas sem essa estrutura. Então essa é uma grande preocupação que nós temos, porque Pindamonhangaba tem um potencial imenso e estamos trabalhando para desenvolve-lo. Em paralelo, desenvolvemos ações e estabelecemos parcerias para atrair esses turistas. Isso ocorre por exemplo, num contato muito estreito que desenvolvemos com a Secretaria de Turismo e Viagem do Estado de São Paulo por meio da Região Turística Mantiqueira Paulista. Essa troca de experiências com as secretarias de turismo dessas cidades, além de ser muito rica, é também um caminho para participarmos de eventos e feiras em todo o Estado de São Paulo e até mesmo em nível nacional, divulgando Pindamonhangaba por meio de um material gráfico bem elaborado e da nossa presença também no contato direto com o trade turístico. Isso faz toda a diferença.

TN – Como você avalia a infra estrutura turística local?
Ricardo Flores -Nossa estrutura turística atual a classifico como boa, mas lembrando novamente que estamos trabalhando diariamente para melhorar mais ainda a cada dia, em cada setor. Uma das melhorias recentes que podemos citar é a nova sinalização turística com placas e pictogramas nos corredores turísticos do Ribeirão Grande e Piracuama. Desenvolvemos em conjunto com a Secretaria de Obras e Planejamento e com o Departamento de Comunicação da Prefeitura um design inovador, utilizando um dos nossos símbolos da cidade, que é o portal de entrada da cidade nessas placas personalizadas. E esse é só o começo. Vamos expandir a instalação dessas placas, já instalamos placas marrons de trânsito, que são especificamente turísticas, em vários pontos da cidade, inclusive em inglês, para receber e orientar bem também o turista de fora do país. Contamos com uma rede hoteleira organizada, diversas atrações gastronômicas principalmente nos corredores turísticos, além da natureza de Pindamonhangaba que, com certeza é nosso carro-chefe e tem muita potencialidade a ser desenvolvida.

TN – Quais melhorias você gostaria de ver implementadas?
Ricardo Flores -Bom, temos muitos projetos sempre quando o assunto é Turismo. Algumas melhorias já conseguimos conquistar, como é a sinalização turística que já citei, todo um material gráfico de qualidade, feito com muito carinho e cuidado com o apoio do Departamento de Comunicação, temos os mapas ilustrados instalados nos principais atrativos turísticos e os totens de realidade aumentada, que são uma parceria com a Secretaria de Tecnologia e também serão expandidos em breve. Por enquanto, temos no Museu, Palacete, Parque da Cidade e entrada da cidade, mas estamos desenvolvendo novos pontos. Mas nosso sonho mesmo, e que estamos trabalhando muito para isso, é o nosso MIT, a oficialização de Pindamonhangaba como um Município de Interesse Turístico. Esse título vai fazer toda a diferença no nosso trabalho e trazer muitos recursos para auxiliar no desenvolvimento do nosso trabalho.

TN – Como sua secretaria está trabalhando para promover o turismo sustentável na cidade?
Ricardo Flores – O turismo sustentável é uma grande preocupação da nossa pasta, pois como já mencionamos, as belezas naturais de Pindamonhangaba são nosso grande destaque. Para isso, nosso Departamento de Turismo vem trabalhando em parcerias: com a Secretaria de Meio ambiente e com os empresários do Trade turístico, oferecendo opções de capacitações e orientações. Estamos sempre trabalhando em conjunto, pois ninguém faz nada sozinho.

TN – Qual é o perfil típico do turista que visita Pindamonhangaba e como vocês estão tentando atrair outros tipos de turistas?
Ricardo Flores – Hoje temos um trabalho cada vez mais estruturado e por isso podemos dizer, com certeza muitas das características do turismo de Pinda. Por meio da revisão do plano diretor de Turismo, observamos que o turista em sua maioria vem da capital procurando um local tranquilo, com ótima rede hoteleira, gastronômica, além de atividades em meio à natureza e atrações histórico-culturais. O nosso trabalho não para e nosso foco é fortalecer o que já temos de bom e que já sabemos que atraem turistas, e com isso, atrair cada vez mais visitantes. Também realizamos e apoiamos diversos eventos com enfoque cultural – como festival de blues, festival das cores, shows de aniversário da cidade, festival nacional de teatro –, pois somos uma Secretaria de Cultura e Turismo, e essas atividades também atraem visitantes de outros locais e com outros perfis, que vêm para Pinda e acabam se encantando por nossa cidade.
Nosso material gráfico, também bem completo, é um grande apoio para atração de novos visitantes para a cidade.

TN – Como sua secretaria está lidando com a concorrência de outras regiões na atração de turistas?
Ricardo Flores – Penso que toda concorrência é saudável, pois nos estimula a cada vez mais mostrarmos o que temos de melhor a oferecer juntamente com o nosso trade turístico. Em vez de concorrentes, preferimos ter parceiros. Juntos, principalmente enquanto região, podemos ser mais forte e realizar um trabalho mais completo e amplo.

TN – Como a secretaria promove a diversidade cultural e a inclusão na indústria do turismo local?
Ricardo Flores – Enquanto Secretaria de Cultura e Turismo, realizamos diversos projetos e eventos dentro da diversidade cultural. Temos eventos que já fazem parte do nosso calendário oficial e também da tradição da cidade e que perpetuamos, sempre procurando melhorar, oferecendo mais opções em apresentações culturais, na gastronomia, na oportunidade para os empresários do turismo. Além disso, somos parceiros do Sebrae, Senac, ACIP, FSS e demais instituições que promovem cursos de capacitação e aprimoramento e estamos sempre juntos, ajudando a divulgar para fortalecer a nossa mão de obra no turismo.

TN – E como é o trabalho com outros setores para melhorar a experiência turística na região?
Ricardo Flores -Nosso trabalho é um trabalho diário, tanto de conscientização junto aos munícipes, empresários, instituições parceiras, do nosso potencial rico no turismo histórico/cultural, gastronômico e de aventura. Para isso estamos constantemente em contato com o público, por meio da van do turismo aos finais de semana e feriados em todos os eventos e locais que reúnam pessoas, realizamos constantemente palestras nas escolas, estamos sempre reunidos com empresas privadas e em parceria com a região turística da Mantiqueira, entre outras ações. Nossa equipe é ainda pequena, mas temos profissionais muito dedicados e sempre em busca de mostrar e divulgar o melhor de Pindamonhangaba. Temos muito apoio da gestão municipal, o que facilita em muito o nosso trabalho. Felizmente, vamos que essas iniciativas estão dando certo, mas sempre temos muito trabalho pela frente e buscamos sempre nos aprimorar.

  • Divulgação. Ricardo Flores é secretário adjunto da Prefeitura de Pindamonhangaba