Editorial : Para além da sala de aula
Na edição de hoje trazemos, entre outras notícias, uma matéria sobre uma iniciativa na área da educação que tem trazido bons resultados tanto para os idealizadores quanto para a comunidade escolar.
O projeto “A vida dos atletas e paratletas” – desenvolvido por dois professores de Pindamonhangaba – vem fazendo a diferença na maneira de educar em tempos de ensino remoto.
Com o objetivo primordial de aproximar atletas e paratletas dos alunos, o projeto é composto por lives – momento em que são contadas histórias de superação na carreira dos atletas. A finalidade é estimular os alunos a continuarem acreditando nos seus sonhos.
Outro ponto de destaque do projeto é que durante os encontros virtuais, os participantes abordam temas como a importância da família, dos amigos e principalmente, da escola e do estudo.
Com isso, o projeto saiu da sala de aula e ganhou a internet chegando ao Centro de Mídias do Estado de São Paulo. O convite feito aos educadores é para que as aulas gravadas sejam replicadas a outras pessoas , além dos alunos. Essas aulas, segundo os idealizadores da iniciativa, já alcançaram, durante o ensino remoto, “cerca de cinco mil escolas, com uma audiência de aproximadamente 3,5 milhões de alunos”.
Nomes como Fabíola Molina; Erika Coimbra e Paulão do Vôlei; entre outros já participaram do projeto e deixaram suas contribuições para enriquecer a sala virtual.
Que novas iniciativas tomem conta das salas de aula e que possam transcender os muros da escola, atingindo positivamente o maior número de pessoas!