Paróquia inicia primeira fase da restauração da Igreja Matriz

Parte integrante do Patrimônio Cultural de Pindamonhangaba, o Santuário Mariano Nossa Senhora do Bom Sucesso – Igreja Matriz, iniciou na semana passada, a “fase 1” do Projeto de Restauro, que consiste na prospecção do solo, análise do alicerce e emissão de laudo que irá nortear os próximos passos da manutenção e restauração do templo religioso.
De acordo com o pároco, padre Kleber Rodrigues da Silva, o serviço está sendo realizado pela Construtora Guerreiro, empresa que apresentou o valor de R$ 6.832,32, sendo o menor preço para o trabalho. O montante deverá ser pago em até 15 dias e será custeado pela própria paróquia, que espera contar com a colaboração dos fieis para esta e outras fases que estão por vir. “Lançamos uma campanha para que os fiéis possam nos ajudar nessas obras”, destaca o pároco e reitor.
Após a conclusão da fase 1, a administração da paróquia terá em mãos documentos que irão nortear as próximas ações, ou seja, se o problema for no alicerce ou nas paredes, será lá a próxima fase do restauro.
Na celebração de Cinzas, na última quarta-feira (17) funcionários da empresa que estão realizando o trabalho receberam benção para o início dos trabalhos.

Ação necessária
A Igreja Matriz vem apresentando, há anos, sinais de que precisa de uma reforma/restauração. Alguns dos pontos mais visíveis destes problemas podem ser vistos na sua lateral externa e também na parte detrás, onde fissuras e trincas estão evoluindo para rachaduras. Alguns fatores como o longo período de chuvas tem contribuído para o agravamento da situação.
A Igreja Matriz não é tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o que deixa mais difícil a captação de recursos via projetos de lei, como a Lei Rouanet, porém é possível por outros caminhos. Mesmo com essa dificuldade, o padre Kleber Silva afirma que estará empenhado em angariar fundos para as fases do projeto. A ideia é buscar ajuda de representantes do Poder Público e empresas da cidade, além é claro, de contar com a ajuda dos fiéis.
Questionado sobre o estado geral e atual da centenária igreja, o pároco destacou que, de uma forma geral, não há grandes problemas estruturais e sim há necessidade de serviços de manutenção/restauração. A situação tem sido acompanhada por representantes da UNITAU, universidade com a qual a paróquia possui um contrato de cooperação há dois anos.

Participe com sua contribuição
A Paróquia NS Bom Sucesso convida a população em geral para contribuir com o Projeto Restauro. A contribuição pode ser feita através de transferência bancária para Agência Bradesco 0216, Conta Corrente 60062-8, Mitra Diocesana de Taubaté CNPJ 72.293.509/0010-71. A Paróquia também está disponibilizando o PIX para receber doações através da chave: 072.239.509/0010-71 ou 72.293.509/0010-71.
Outra forma de participar é retirar o envelope da campanha na Igreja ou na Secretaria Paroquial, ou ainda acessando o site da paróquia e fazendo a emissão do boleto. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (12) 3642-2605 ou 3642-1776.

  • Créditos da imagem: Allan Modesto/PortalR3
  • Créditos da imagem: Allan Modesto/PortalR3