Parque do Trabiju recebe visita de estudantes
O Parque Natural Municipal do Trabiju recebeu, na quinta-feira (16), a visita de um grupo de estudantes da Escola Estadual Professora Antonia Carlota Gomes, localizada no Cidade Nova. No total, foram dois professores e 46 alunos em visita ao espaço.
De acordo com o assessor responsável pelo Trabiju, Thiago Silva, a visita foi realizada para que os alunos pudessem conhecer o parque e fez parte de uma atividade de educação ambiental.
De acordo com o diretor de Meio Ambiente, Rafael Ribeiro Cavalcante, o Parque Natural Municipal do Trabiju tem como finalidade, além da conservação dos recursos naturais, também a pesquisa, educação ambiental e o ecoturismo.
O Parque Natural Municipal do Trabiju (Lei nº 4900, de 27 de janeiro de 2009) é uma Unidade de Conservação em Pindamonhangaba com uma das áreas mais preservadas de Mata Atlântica do Estado de São Paulo, possuindo grande diversidade de animais e plantas.
Abertura e ampliação gradativa
Com apoio do Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Trabijú, o Município de Pindamonhangaba define estratégia para abertura e ampliação gradativa, contínua e permanente de novas trilhas, que propiciará ampliar a realização de projetos de pesquisa e educação ambiental por escolas e pesquisadores no local, além da possibilidade de execução de turismo ecológico em suas trilhas e demais dependências.
A secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, explicou que desde maio de 2021 o Parque já recebe visitas do público em geral, sem agendamentos, de segunda a sexta-feira das 8 às 11 horas e aos sábados das 8 às 13 horas.
Importante ressaltar que por se tratar de Unidade de Conservação, no local é proibido a entrada de qualquer animal doméstico e aparelhos de som, além de serem proibidas práticas potencialmente nocivas à fauna e flora locais. Também já é possível atualmente fazer agendamento para diversos grupos, respeitando os requisitos de visitação e preenchendo os formulários solicitados.
A partir de 2022 os formulários estarão disponíveis na plataforma 1 DOC no site da prefeitura. Para agendar visitas e outras informações, contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone 3550-0030.