Participantes do programa ambiental Mov.Cicla apresentam planos de intervenção para regiões do município

Planos contemplam as regiões rural, urbana, periurbana e de Moreira César

O webinário de lançamento dos planos de intervenção e mobilização comunitária Mov.Cicla ocorreu semana passada. A iniciativa foi um marco do programa socioambiental Mov.Cicla 2022, que contou com a facilitação do Instituto Sabiá (Carolina Pires, Gustavo Aloe e Larissa Néri) e com a presença da Secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda San Martin, diretora Pedagógica, Elaine Prolungatti, diretora Administrativa, Irene Mello, diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, e representante da Novelis, Vanessa Ferrari.

Elaborados por participantes do “1º Ciclo da Formação Mov.Cicla para educadores e membros das comunidades”, os planos de intervenção têm como objetivo a implementação de ações em prol da campanha de comunicação popular para a qualificação das culturas de consumo e a colaboração com o gerenciamento adequado de resíduos em quatro regiões de Pindamonhangaba (rural, urbana, periurbana e Moreira César).

Grupos de trabalho

Durante o evento, os grupos de trabalho (GTs) de cada região tiveram a oportunidade de apresentar ao público cada plano por eles criado:
• GT Rural, representado pelo professor da rede municipal, Claudio Aparecido, apresentou o plano de intervenção “Renovando atitudes”, dedicado à sensibilização e engajamento comunitário para a implementação de estratégias sadias para o uso e o descarte consciente do óleo de cozinha.
• GT Periurbano, representado pela coordenadora educacional do Instituto IA3, Flavia Tiaki, apresentou o plano de intervenção “Construção por um mundo melhor”, destinado à sensibilização e conscientização de moradores dos arredores de quatro instituições de ensino sobre o descarte adequado de resíduos sólidos e de entulhos em PEVs municipais.
• GT Urbano, representado pela professora da rede municipal, Denise Kimie, apresentou o plano de intervenção “Não queremos um meio ambiente, queremos um ambiente inteiro!”, dedicado à realização de atividades educacionais e de mobilização social para o envolvimento com ações a favor do consumo consciente e do gerenciamento adequado de resíduos em duas escolas, envolvendo toda a comunidade escolar, disseminando informações sobre a temática e estimulando a expansão de saberes e práticas cidadãs.
• GT Moreira César, representado pelo professor da Casa Verde, Maurílio Tavares, apresentou o plano de intervenção “Gincana Ecológica – EcoPinda”, destinado a sensibilizar a população local quanto aos malefícios do descarte inadequado de resíduos e conscientizá-los sobre a importância da destinação destes materiais em pontos de coleta públicos como as lixeiras, PEVs e o Centro de Reciclagem.
Comentários e colaborações

Após os compartilhamentos dos planos, a palavra foi aberta para comentários e colaborações:
Muita alegria ver os professores da rede com seus planos de intervenção, ver que cada proposta está representando bem cada território e situações das realidades levantadas. Nossos projetos de responsabilidade social nas escolas precisam ser semente de árvore frutífera, porque precisam perdurar. As crianças passam, os professores permanecem, outras crianças virão, e os projetos precisam continuar”, disse a diretora administrativa da Educação, Irene Mello.

Se temos todo um ambiente com munícipes que sabem trabalhar com os resíduos realizando o descarte de forma correta, também teremos a colaboração com o saneamento, o controle de determinados animais e insetos, evitando a multiplicação de doenças, oferecendo melhores condições de saúde para as comunidades e reduzindo as demandas de operações das unidades de saúde”, avaliou o diretor de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira.

São iniciativas, planos e ações muito bem pensadas, considerando a peculiaridade de cada região do município. É superimportante envolver desde crianças, às famílias e comunidade em geral”, disse Vanessa Ferrari, representante da Novelis.

Projetos lindos, precisamos de uma aldeia inteira para educar uma criança. Vamos unir nossas forças para conseguir um ambiente inteiro. Vamos juntos! Parabéns ao Instituto Sabiá por orquestrar todos esses esforços para chegarmos até aqui”, completou a diretora pedagógica, Elaine Prolungatti.

Para manter um projeto é necessário empenho e dedicação, pois manter pode ser tão difícil quanto criar. Surgirão obstáculos, intempéries da vida cotidiana, mas trabalhar para o meio ambiente sempre será uma satisfação muito grande”, afirmou a secretária de Meio Ambiente, Maria Eduarda.

Este programa é iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Pinda, incentivada pela Novelis e realizada pelo Instituto Sabiá com apoio da Prefeitura que, além de abordar conteúdos e promover experiências nos campos culturais, sociais, ambientais e econômicos, se destina à capacitação na elaboração e desenvolvimento de projetos socioambientais. Para isso, em seu 2º Ciclo, será oferecida aos grupos de trabalho de cada um dos 04 planos de intervenção a assessoria técnico pedagógica da equipe Mov.Cicla. Também contará com o apoio de organizações sem fins lucrativos locais, de projetos educacionais, empreendedores e de outros setores municipais.

Para assistir à gravação do evento, acesse https://www.youtube.com/watch?v=kMKFYvUG9ks. Para saber mais sobre a formação visite o site www.movcicla.eco.br.

  • Divulgação Grupos de trabalho tiveram a oportunidade de apresentar ao público os planos criados